REVISTA BICICLETA - 10 dicas para pedalar no inverno
Divulgue sua marca aqui!
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 82

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Entenda Melhor

10 dicas para pedalar no inverno

As desculpas para não usar a bicicleta apenas mudam de acordo com a época do ano. No verão, o calor era o campeão dos pretextos, agora o frio aparece como desculpa número um para deixar a bicicleta em casa. Se você é daqueles que não desiste frente a um obstáculo, aqui vão algumas dicas para pedalar no inverno que pode ajudar a vencer o desconforto do frio.

Revista Bicicleta por Michelle Maria Mafra
5.649 visualizações
28/08/2015
10 dicas para pedalar no inverno
Foto: Voyagerix / Depositphotos

1 - Alongamento e aquecimento 

É natural seu corpo começar a aquecer conforme você se movimenta, certo? Portanto, assim que você começar a pedalar vai sentir calor. Por isso, se você fizer 10 minutos de alongamento seguido de algum exercício de aquecimento antes de se vestir, você vai evitar se encher de casacos e depois querer tirar tudo sem ter aonde guardar.

2 - Vestir-se em camadas

Não funciona bem a tática de colocar uma blusa levinha e por cima um casacão grosso, porque ao realizar a atividade física de pedalar você vai sentir calor, e se tirar o casacão vai passar frio. Fazendo isto o que pode acontecer é você pegar um resfriado! O ideal é que você vista pelo menos três peças na parte de cima. Uma blusa mais fina, tipo segunda pele, mais um cardigã ou camisa mais grossa, e por último um casaco que corte o vento. Se você estiver indo trabalhar, esse último casaco pode ser de couro, por exemplo.

3 - Evitar roupas de algodão

Aqui a ideia é evitar o algodão pelo menos na parte de cima. Uma blusa de algodão vai absorver seu suor e não vai secar tão rápido, se você não tiver a possibilidade de levar outra blusa para trocar, vai passar o dia com o tecido úmido em contato direto com o corpo, o que não é legal para sua saúde e ainda vai fazê-lo passar frio o resto do dia.

4 - Use lenços ou cachecóis

Estes são ótimos para proteger o pescoço e parte da boca e nariz, caso seu cachecol seja daqueles mais largos. Sem falar que são práticos para tirar a qualquer momento em que o calor aumentar.

5 - Use protetor de orelhas

Usando ou não o capacete (vale lembrar que isso é uma escolha de cada um), o ideal é que nós, mulheres, estejamos com os cabelos presos na hora de pedalar para evitar que eles atrapalhem nossa visibilidade. Assim sendo, as orelhas ficam desprotegidas e geladas no inverno. Os protetores de orelha resolvem bem este desconforto. São faixas (tipo bandana) feitas de um material que parece o tecido soft, normalmente você encontra no setor de corrida, ou de equipamentos de esqui, nas lojas de esporte. E o legal é que dá pra usar junto com o capacete, diferentemente dos gorros.

6 - Casaco corta vento

Como falado anteriormente, seu último casaco precisa barrar o vento, então, escolha algum que seja de couro, ou nylon, ou napa, enfim, algum tecido que não seja muito pesado, mas que as tramas sejam fechadas o bastante para evitar que o vento chegue até a sua pele. Se for impermeável, melhor ainda!

7 - Ritmo constante

Cada um vai achar seu ritmo, o que for mais confortável para si, porém, o ideal é que você comece devagar e vá aumentando aos poucos até achar um ponto de conforto, para evitar a transpiração excessiva. Quando houver subidas, coloque na marcha mais leve e suba devagar.

8 - Use luvas

Manter as mãos quentes ajuda a diminuir o desconforto causado pelo frio, além de evitar o ressecamento das mãos pela ação do vento.

9 - Protetor labial

De preferência, utilize protetores labiais que são hidratantes também, pois o vento acaba ressecando muito os lábios.

10 - Nas pernas

Para homens, uma lycra embaixo da calça jeans ajuda bastante em dias muito frios. E para as meninas, além da lycra, as meias-calças! Hoje no mercado é possível encontrar meias-calças feitas de lã e outras de fios bem grossos. No dia que quiser usar saia, dá até para colocar os dois tipos juntos, a de lã por baixo e uma fio 80 por cima. Fica quentinha e superfeminina de saia, só tem que cuidar pra não puxar fio da meia na coroa da bike. 

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados