REVISTA BICICLETA - 15 curiosidades e fatos engraçados sobre bicicletas
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 78

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Curiosidades

15 curiosidades e fatos engraçados sobre bicicletas

Revista Bicicleta por comingthru.com / Tradução Pietro Petris
14.327 visualizações
12/11/2015
15 curiosidades e fatos engraçados sobre bicicletas
Foto: shutterstock.com

Algumas pessoas acham que as pessoas são mais antigas do que realmente são. Mas na verdade, as bicicletas não são muito mais antigas do que os automóveis. E as bikes comuns mudaram pouco ao longo dos anos. Porém, aconteceram algumas coisas (algumas bizarras) no caminho:

1 - Antes de 1840 as bicicletas não tinham pedivelas, até que um ferreiro escocês, Kirkpatrick Macmillan, construiu a primeira bicicleta moderna, que também tinha aros feitos de ferro. A bike não decolou. Antes disso, você tinha que correr em cima da bike, literalmente. Igual os Flintstones fazem com os carros.

2 - Em 1868 a levíssima bicicleta de 80kg Boneshaker foi introduzida. Ela tinha quadro de ferro, “pneus” de madeira e aros de ferro – tudo isso com uma pilotagem muito confortável. Eu acho que a Brooks já fazia selins naquela época. Finalmente o mundo tinha uma bicicleta (ou um velocípede, como era chamado naquela época) com a qual você podia correr e competir, a naquele mesmo ano fizeram uma corrida. Eu fico me perguntando se existia gente doente pelo peso da bicicleta naquele tempo.

3 -  O crescimento da bicicleta declinou com a popularização dos automóveis – por que pilotar uma bicicleta no meio deles ficou mais perigoso.

4 - Antes das bicicletas atuais, e antes da invenção do sistema de transmissão com corrente, o pedivela ficava na roda da frente. Para maximizar a velocidade, as rodas dianteiras incharam e ficaram com 64” (163cm) de diâmetro. Encontrar um para-lama adequado era muito chato.

5 – A bicicleta tandem mais longa tinha um pouco mais de 20 metros de comprimento, e 35 pessoas pedalavam nela.

6 – O homem mais rápido a bordo de uma bicicleta depois de mim foi o americano John Howard, que pilotou sua bike a quase 250km/h. Mas calma, havia um esquema. Um carro ia a frente dele e possuía um sistema para tirar a resistência do ar, facilitando para John, que sobreviveu para contar a história. Ainda assim achamos isso muito insano.

7 – Existem mais de 1 bilhão de bicicletas no mundo. Todo ano, entre 50-100 milhões de bikes são fabricadas. A margem de erro é o que impressiona. Essas estatísticas nunca se acertam com os números.

8 – Você pode estacionar 15 bicicletas no mesmo espaço utilizado por um carro.

9 – 25% das pedaladas diárias no mundo percorrem até 2km longe de casa, 50% são abaixo de 5km de distância total. Mais de 90% de todas as pedaladas são abaixo de 15km.

10 – Pedalar 3 horas ou 30 quilômetros por semana diminui o risco de doenças e paradas cardíacas.

11 – Em média, os americanos usam sua bike para 1 em 100 viagens – os holandeses usam em 30 a cada 100 viagens. Se os americanos aumentassem o uso da bike para 2% economizariam 3.500.000.000 (3,5 bilhões) de litros de gasolina por ano. Ou se o preço da gasolina fosse o mesmo que no Brasil.

12 – Comparado com carros, usar a bicicleta em 16km das viagens diárias economiza até 10 euros por dia (uns 42 reais), 5 quilos de dióxido de carbono e ainda queima 360 calorias a mais.

13 – Manter uma bicicleta custa, em um ano, 20 vezes menos do que manter um carro.

14 – A bicicleta é o veículo mais eficiente já criado. Um humano a bordo de uma bicicleta é mais eficiente (em energia consumida por quilômetro) do que trens, caminhões, aviões, barcos, carros, motos e jetpacks. Ainda assim, patos continuam sendo mais eficientes do que a bicicleta.

15 – Uma pesquisa apontou que triplicar a quantidade de ciclistas nas ruas diminuiria a quantidade de ciclistas atropelados pela metade – então vamos continuar a colocar mais bikes na estrada, assim todos teremos mais segurança!

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados