REVISTA BICICLETA - Aplicativos para ciclistas
MPRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 85

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Entenda Melhor

Aplicativos para ciclistas

Uma mãozinha tecnológica para os treinos, trilhas e pedal urbano

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
21.488 visualizações
13/01/2016
Aplicativos para ciclistas
Foto: Strava Divulgação

Com o smartphone cada vez mais presente no nosso dia a dia, surgem a todo o momento bons aplicativos para os mais variados fins. Para os ciclistas, há aplicativos com diversas funções e funcionalidades, desde registrar o pedal via dispositivo com GPS ou encontrar locais bikefriendlys. Confira!

TREINOS E TRILHAS

Strava

Para: quem quer monitorar os dados do seu pedal, compartilhar e desafiar os amigos.

Funções: este aplicativo virou febre entre os ciclistas do mundo inteiro e é, provavelmente, o mais conhecido. Através do GPS do celular, o Strava registra as informações do pedal, como distância, velocidade média e elevação. Praticamente uma “rede social” dos ciclistas, o app gera um ranking entre os usuários, o que estimula a busca pela melhor performance em determinando segmento. Recentemente, uma atualização permite ainda compartilhar fotos do pedal.

Quanto: gratuito.

Disponível para: iOS e Android

 

Sports Tracker

Para: quem quer monitorar o próprio desempenho.

Funções: o Sports Tracker transforma o celular em um verdadeiro computador de bordo. Ele acompanha e analisa sua performance, monitora seu progresso, guarda os dados do seu treino em um diário pessoal, permitindo controlar desde as calorias queimadas até velocidade média, análise de ritmo e altitude, entre outras funções.

Quanto: gratuito.

Disponível para: iOS e Android

Outros aplicativos similares ao Sport Tracker que os usuários brasileiros mais utilizam: Runkeeper, Endomondo, Runtastic, CycloMeter, iMapMyRide.

 

Wikiloc

Para: mountain bikers que querem criar a própria trilha e compartilhar tracklogs.

Funções: com destaque para a simplicidade e facilidade de manuseio, o Wikiloc permite importar, exportar e compartilhar tracklogs. O app foi criado para utilização em trilhas, utilizando como fundo imagens de satélite do Google Earth. Em pedais exploratórios, as imagens ajudam na localização de singletracks ou para saber da presença de rios, por exemplo.

Quanto: versão gratuita e versão paga com mais funcionalidades custa até R$ 12,23 por item.

Disponível para: iOS e Android

 

URBANO

Moovit

Para: quem quer se locomover melhor pela cidade com meios alternativos de transporte.

Funções: o app, com informações de várias cidades do mundo – inclusive 30 cidades brasileiras – tem como principal função oferecer acesso ao maior número de opções de transporte possíveis, permitindo compará-las e descobrir as melhores rotas, além de explorar paradas mais próximas de transporte público e horários das linhas ativas. Ontem (12/01), uma atualização do Moovit incluiu também informações sobre estações de aluguel de bicicleta, mostrando em tempo real o número de bikes, vagas disponíveis e estação mais próxima.

Quanto: gratuito

Disponível para: iOS e Android

 

Spinlister

Para: quem quer alugar uma bicicleta ou colocar a sua bike à disposição para alugar.

Funções: o aplicativo permite alugar uma bicicleta diretamente com o proprietário. O usuário indica o local e ele rastreia todos os proprietários de bike cadastrados com interesse de oferecer sua bicicleta para aluguel. A avaliação dos usuários ajuda a monitorar o grau de confiança entre as relações.

Quanto: gratuito.

Disponível para: iOS e Android

 

Mobilicidade

Para: quem utiliza bicicletas de aluguel no Brasil.

Funções: criado pela empresa responsável pelo sistema de aluguel de bicicletas Mobilicidade, presente em 20 cidades brasileiras (como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife), este app permite localizar as estações, adquirir os passes para utilização das bikes, entre outras ações relacionadas.

Quanto: gratuito.

Disponível para: iOS e Android

 

Bike Repair

Para: quem quer dicas na hora de realizar alguma manutenção.

Funções: este app apresenta várias imagens e dicas de como realizar pequenos reparos na bicicleta, como regular câmbios, trocar pneus e até substituir algumas peças, além de dicas de limpeza e segurança. Para cada manutenção existe um passo a passo. Através do menu, separado por categorias, é fácil localizar a dica que precisa. Infelizmente, ele não possui tradução para o português.

Quanto: cerca de R$ 9,00

Disponível para: iOS e Android

Outro aplicativo semelhante ao Bike Repair: Bike Doctor.

 

SP Sem Carro

Para: quem vive em São Paulo e quer se locomover sem automóvel.

Funções: o aplicativo orienta o deslocamento pela maior metrópole do Brasil com meios de locomoção alternativos ao carro. O usuário identifica o trajeto desejado e o app calcula o tempo e a estimativa de tarifas para se deslocar através de ônibus, metrô, táxi, a pé ou de bicicleta, inclusive orientando caminhos diferentes daqueles tradicionalmente indicados para veículos particulares.

Quanto: gratuito

Disponível para: iOS

 

CTB de Bolso

Para: quem utiliza a bicicleta no dia a dia, especialmente na cidade.

Funções: O CTB de Bolso, da organização Transporte Ativo, reúnes as principais informação sobre os direitos e deveres dos ciclistas, agora numa versão para Android. Tenha sempre à mão, seja para te ajudar sempre que necessário ou para difundir educação para outros ciclistas e usuários dos sistemas de trânsito. Conta com comentários pontuais de Claudiléa Pinto.

Quanto: gratuito.

Disponível para: Android

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados