REVISTA BICICLETA - Ascari Bicycles
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 77

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Cycle Chic

Ascari Bicycles

Conheça Hélio Ascari, o menino pobre de São Marcos - RS que se tornou modelo e hoje vive nos EUA, produzindo bicicletas artesanalmente.

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
11.605 visualizações
28/11/2015
Ascari Bicycles
Foto: Anthony Bareno

Aos oito anos, o pequeno Helio Ascari encontrou uma bicicleta abandonada no porão de casa. A bike, porém, não era bem como ele queria. “Fiquei com vontade de restaurá-la”, conta Helio, hoje com 37 anos, “então, eu procurei o dono da borracharia da cidade onde morava para pedir ajuda e realizar algumas modificações na bicicleta”.

A cidade era a pequena São Marcos, no Rio Grande do Sul. O que Helio queria era uma bicicleta branca perolada. “Criei até o tom da tinta que usei”, relembra. Ao sair com ela pelas ruas de São Marcos, já recebeu uma oferta de compra. Hoje, Helio constrói bicicletas manualmente em Portland (Oregon) e Brooklyn (Nova Iorque), em um processo artesanal que leva de quatro meses a um ano.

Raízes

O lema da Ascari Bicycles é “looking back to move forward”, algo que pode ser traduzido como “olhando o passado para seguir em frente”. De fato, a Ascari Bicycles traz consigo uma rica bagagem acumulada ao longo dos anos por Helio. E esta história começou a ser escrita muito cedo. Helio conta: “sempre gostei de objetos antigos. Cresci cercado por imigrantes italianos que possuíam uma infinidade de maquinário antigo, e isso me fascinava”.

O trabalho manual também sempre esteve presente em sua vida. “Comecei a trabalhar muito jovem, com 11 anos, pois precisava ajudar a sustentar minha família. Então, passei por fábricas de metal, móveis de madeira e também participei de um programa para famílias que precisavam de ajuda financeira, que basicamente se constituía em costurar solados de sapatos de couro. As fábricas deixavam sacolas de solados em nossa casa e passávamos o final de semana costurando, todos reunidos em volta do fogão a lenha”. 

A necessidade de trabalhar muito jovem trouxe a oportunidade do gaúcho lidar com diversos materiais como couro, madeira e metais. “Sem saber, ironicamente esta experiência me trouxe onde estou hoje”, diz.

O mundo fashion

Quando o pai morreu, Helio mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar em uma loja de roupas. No primeiro dia de trabalho, recebeu o convite para ser modelo. Foi modelo de marcas como Prada e Ermenegildo Zegna, fotografou com Gisele Bündchen, foi clicado por Mario Testino. “Quando saí do Brasil e fui trabalhar na Itália, Alemanha e Estados Unidos como modelo aprendi muito sobre estética e beleza. Estava sempre cercado por roupas e acessórios de alta qualidade, tive oportunidade de conhecer e entender a beleza desta indústria”, diz Helio. 

A vida de modelo não era exatamente o que Helio buscava, mas lhe permitiu ter mais tempo de folga, que ele dedicou justamente para montar bicicletas. “A experiência dentro de grandes grifes apurou o meu olhar”, conclui.

Bicicletas feitas a mão

O trabalho manual e o contato com a elegância e requinte do mundo fashion elevaram o nível do trabalho de Helio. Ele lembra: “o processo de transição de modelo para dono de empresa de bicicleta feita a mão foi natural. Morando nos EUA, tive a oportunidade de estudar no UBI – United Bicycle Institute, aonde aprendi a construir quadros e também estabeleci amizade com Gary Mathis. Ele foi meu professor no UBI e hoje é meu sócio”.

© Anthony Bareno

© Anthony Bareno

A Ascari Bicycles surgiu há dois anos e, segundo Helio, “foi criada para oferecer um design clássico, contemporâneo, para pessoas com estilo. Para mim, a essência e objetivo das nossas criações se encontram na frase ‘looking back to move forward’, olhando o passado para seguir em frente. Eu acredito que vivemos um momento em que tudo acontece muito rápido, e precisamos resgatar as coisas belas do passado, trazendo-as para os dias de hoje de uma maneira funcional, inovadora e com muito estilo”.

© Anthony Bareno

© Fernando Freire

Toda a sofisticação e elegância da Ascari Bicycles ganha realce por seu trabalho estar relacionado a um modo de vida mais saudável e preocupado com o meio ambiente. “Com dedicação e atenção aos detalhes, nossas bicicletas não são usadas apenas como um meio de transporte limpo, mas também como um item de decoração e estilo. Nossas bicicletas combinam estilo e design atemporais a uma eterna apreciação por bicicletas feitas a mão, por meio de um refinado processo artesanal”, diz Helio, que encontrou na bicicleta uma forma de se expressar: “eu acredito que a bicicleta é uma máquina simples e essencial, a única que conecta pessoas a locais de uma maneira muito humilde, porém, elegante. Eu sou fascinado por esta máquina que nos move apenas usando nossa energia”. 

 

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados