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Bicicletas de madeira Selva, fabricadas no coração da Europa

Revista Bicicleta por Bikerumor por Cory Benson / Tradução Pietro Petris
3.259 visualizações
15/01/2016
Bicicletas de madeira Selva, fabricadas no coração da Europa
Foto: Divulgação

Nós demos uma olhada nas bikes de madeira que apareceram de vez em quando nos últimos anos, desde as laminadas do Studio Jan até as off-roads da Connor Wood Bikes, e as ofertas mais recentes em bambu como as bikes da Boo. Isso provavelmente se deve ao fato de que madeira parece um material esquisito e até inapropriado para fabricar uma bicicleta. Dito isso, madeira é na verdade um material a altura do desafio, desde que o quadro seja fabricado por mãos habilidosas, e estas bikes da Selva parecem atender os requisitos. Construídas na fronteira entre Suíça e Itália, ao norte de Lugano nos Alpes, as bikes da Selva começaram como fixas urbanas bem simples, alguns anos atrás, e cresceu tanto em sua produção como em ofertas para incluir bikes urbanas mais refinadas e até mesmo uma bike de asfalto completa. Dê uma olhada mais de perto.

Para mim, pessoalmente, parte do fascínio de uma bike de madeira vem de uma longa experiência com trabalhos em madeira, de um jeito que fabricar um quadro de madeira parece ser algo que eu possa topar. Mesmo tendo inventado de tudo com metais também, usando várias técnicas, a não ser que eu faça um curso de construção de quadros, eu não confiaria nas minhas próprias habilidades para fazer uma bicicleta adequada.

A mais nova bike da Selva é a Ti XXII para asfalto, que herda esse nome dos eixos de titânio CNC, movimento central Ti e seu conjunto de câmbio 2x11, a primeira bicicleta da companhia que oferece câmbio convencional. Com garfo, canote de selim, mesa e rodas de carbono da Ti, a Ti XXII aclama ter 8kg.

A experiência da Selva veio em maior parte de construir bikes simples com madeira laminada colada, como a Fashion Racing Bike, que está disponível tanto com câmbio como com velocidade única. Usando tecnologia de construção que deixa o centro do quadro oco, eles conseguem manter o peso razoável e entregar o que eles chamam de um passeio animado. 

Uma coisa da qual a Selva se orgulha é a formação dos quadros com madeira colada e o uso de diferentes madeiras laminadas. Sem se preocupar com as junções da bicicleta, a Selva vai para o outro lado e destaca ativamente as camadas de construção através do uso de uma ampla gama de espécies de madeira, usando principalmente acabamentos claros para acentuar bem os traços naturais da madeira.

A bike mais básica deles, a Night Rider, é também talvez a mais prática. Essa bicicleta urbana de guidão reto usa pontos de contato com rolamentos em alumínio, assim como a Fashion Racing, e suportes de eixo usinados em alumínio, mas possui uma única velocidade. Mais uma vez uma gama de madeiras e a qualidade do acabamento é o que faz elas belas, simples e eficientes.

O que vem por aí? Nós ouvimos falar que a Selva quer expandir sua linha de produtos mais uma vez, com ao menos uma mountain bike na jogada. 

 

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