REVISTA BICICLETA - Bombeiros utilizam bicicletas no litoral catarinense
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 79

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Curiosidades

Bombeiros utilizam bicicletas no litoral catarinense

Cidade de Itapema inova ao utilizar este modal para atendimentos de emergência nas praias.

Revista Bicicleta por Cristiano Kiko Molinari
34.630 visualizações
28/03/2014
Bombeiros utilizam bicicletas no litoral catarinense
Foto: Cristiano Kiko Molinari

O litoral catarinense começa a experimentar um novo reforço na prevenção de afogamentos e salvamentos: a 2ª Companhia de Bombeiros da cidade de Itapema, cidade localizada a 65 km da capital, Florianópolis, começou a utilizar seu novo VTR, uma bicicleta para o uso à beira-mar.

Segundo o Soldado Santos, que pertence à corporação, o veículo veio proporcionar mais agilidade aos atendimentos, tendo em vista que toda a orla do bairro Meia Praia tem ciclovia em sua extensão. Esta é a maior praia da cidade, com aproximadamente 7,5 km de extensão.  “Isso faz com que os atendimentos sejam efetuados mais rapidamente, além do fato de ter uma grande economia de combustível, ainda mais na temporada, quando o trânsito se torna caótico”, frisou o salva-vidas.

A bike foi montada em parceria com a Pro Bike Bike Shop, que elaborou um projeto bem acessível e bastante eficiente. Da bike original, restaram o quadro, suspensão dianteira e cockpit (guidão e mesa com regulagem). O quadro e a suspensão receberam nova pintura e identificação dos bombeiros. O sistema de transmissão original foi substituído por um grupo com 27 velocidades. Também foram incluídos freios a disco hidráulicos.

Os aros originais, medida 27 x 700C, foram trocados por um par de aros 29”, garantindo mais agilidade em pisos irregulares. Os complementos instalados na bike foram um bagageiro em alumínio e um alforje.

Este é um projeto piloto em todo o estado, e caso o resultado seja positivo, Itapema contará com uma pequena frota de bicicletas para o atendimento na orla da cidade, e provavelmente mais cidades terão este reforço.

Eles não são os únicos

Apesar de os bombeiros estrearem o novo veículo da corporação, o 4º Batalhão da Policia Militar de Itapema já o fazia a mais tempo. Com duas bikes, os policiais-ciclistas garantem a segurança na orla da Meia Praia, evitando muitos delitos e retirando muitos meliantes das ruas.

Com as mesmas vantagens já mencionadas pelo Soldado Santos, a Polícia Militar garantiu uma boa economia e agilidade aos atendimentos e abordagens. A ideia deu tão certo que a cidade vizinha de Porto Belo também conta com duas bikes para o patrulhamento da Praia do Perequê e região central.

Sobre a bike

O modelo foi escolhido pela corporação por ser a que melhor se encaixa no perfil proposto: agilidade de uma mountain bike com conforto de uma beach cruiser, e com os upgrades feitos, a bike se torna mais ágil e pode alcançar velocidades maiores. 

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados