REVISTA BICICLETA - Café e Ciclismo, conciliando duas coisas maravilhosas!
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 73

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Saúde - Alimentação

Café e Ciclismo, conciliando duas coisas maravilhosas!

Na Inglaterra, é praticamente uma tradição dos ciclistas parar para tomar café e comer torta. Dá mesmo para conciliar café e ciclismo? E com tantas opções de café, quais são as mais apropriadas?

Revista Bicicleta por Cycling Plus
24.517 visualizações
04/02/2016
Café e Ciclismo, conciliando duas coisas maravilhosas!
Foto: The Cycle Hub

A cafeína é reconhecida como uma ferramenta útil para os ciclistas. “É um estimulante do sistema nervoso central que impele disparos de adrenalina para energia”, diz a Associação de Café Britânica. Isso o torna ótimo para esportes!

O nutricionista especializado na área esportiva Tim Lawson diz que “cafeína por si só pode promover o metabolismo da gordura e manter o glicogênio muscular”, portanto, um café preto antes de uma pedalada em uma manhã na qual você está de jejum pode ajudar a queimar mais gorduras.

No entanto, excesso de confiança na cafeína pode afetar a qualidade do seu sono, “a qual vai alterar os níveis dos hormônios e reduzir sua capacidade de processar carboidratos”. “Ao invés disso, vá devagar e calculadamente com a cafeína para extrair o máximo dela quando você precisa”, avisa Lawson.

Mas qual tipo de café é melhor, e quando toma-lo? O ciclista e proprietário da 35x11 Coffee, Evan Lawrence, sugere um expresso duplo para uma carga de energia antes da pedalada. “Isso gera um estímulo no sistema e deixa o leite de lado, que poderia causar um efeito negativo no estômago”, diz Lawrence.

Durante uma pedalada, Lawrence continua optando por pouco leite: “Um café americano com açúcar e uma ‘pitada’ de leite é o melhor”. Ele gera um aumento na energia sem causar o desconforto gástrico proveniente de ingerir muito líquido.

© LangstrupDK

Depois de uma pedalada, Lawrence prefere mudar as táticas e escolher o leite para recuperação. “Prefira um latte (café concentrado com uma quantidade generosa de espuma de leite em cima) ou um mochaccino (também conhecido por mocha, pronuncia-se moca) feitos com leite integral para calorias extras,” diz Lawrence. “Você vai ter algumas proteínas essenciais, cálcio e gorduras, tudo o que é necessário para recuperação.”

Grão fresquinho

“Diferentes tipos de grãos de café apresentam diferentes níveis de acidez”, diz Lawrence. “Se você tem um estômago sensível, o que pode acontecer durante sua participação em algum esporte, você deve preferir cafés com baixa acidez.”

Geralmente, os grãos crescem em terreno mais elevado, como os existentes no Quênia, que tendem a ser mais ácidos do que os em plantações mais planas, como as do México. No entanto, a acidez é diminuída com a torra, portanto, quanto mais escuro, melhor.

De acordo com Agência de Padrões Alimentícios (Inglaterra) há aproximadamente 100mg de cafeína em uma xícara de café feito com grãos frescos, e 400mg por dia é uma quantidade segura para ingerir.

Os dois principais tipos de café são o Arabica, que contém de 0.8 a 1.4% de cafeína, e o Robusta, que oferece de 1.7 a 4% de cafeína. O Arabica é favorecido por que seus grãos são mais macios e sabor menos amargo. O Arabica soma em torno de 80% da produção mundial de café.

Escolhendo o café

Os níveis de cafeína podem variar consideravelmente entre diferentes tipos de café. Aqui estão alguns valores:

Melhor para antes da pedalada: Expresso duplo; 185mg de cafeína, 6 quilocalorias, 0.4g de proteínas, 0.8g de carboidratos e 0.2g de gorduras.

Melhor durante a pedalada: Americano médio (com um pouco de leite); 277mg de cafeína, 18 quilocalorias, 1.6g de proteínas, 2.6g de carboidratos e 0.3g de gordura.

Melhor para recuperação: Mochaccino médio (com leite integral); 75mg de cafeína, 301 quilocalorias, 10.7g de proteínas, 57.4g de carboidratos, 11.3g de gordura. 

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados