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Cinco motivos pelos quais os speedeiros deveriam usar freios a disco

Revista Bicicleta por Oli Woodman / Tradução Pietro Petris
9.486 visualizações
03/12/2015
Cinco motivos pelos quais os speedeiros deveriam usar freios a disco
Foto: Gruber Images / Immediate Media

Conforme vimos no começo da semana, a UCI confirmou que os pilotos poderão competir usando freios a disco no ano que vem.

Isso significa que a temporada 2016 servirá como um teste, permitindo aos pilotos e equipes determinar se vão ou não usar freios a disco.

Este é um momento importante para o freio a disco, um componente que continua a causar controvérsia entre os ciclistas que praticam speed. Apesar de ter se infiltrado muito nas bikes de endurance e praticamente dominado as bikes de cicloturismo, ainda há uma forte resistência de muitos pilotos de speed em adotá-lo. De fato, o freio a disco só perde para os capacetes (se devem ser usados ou não) quando se trata de debate.

Independentemente do que você acha, aqui vão cinco motivos pelo qual os speedeiros deveriam considerar os freios a disco.

Eles provavelmente não vão te matar em um acidente

© BikeRadar

Acidentes são inevitáveis, e portanto, alguns machucados também são inevitáveis, mas eu não acho que a introdução dos freios a disco vaia acabar matando alguém logo. Dê uma olhada nas aventuras do mountain bike, e até mesmo do motocross, e vai ver que acidentes diretamente relacionados com o freio a disco são poucos e demoram para voltar a acontecer.

Alguns pilotos argumentam que os freios a discos aquecem e podem causar algumas queimaduras. Mas a superioridade no controle de frenagem oferecida pelos freios a disco compensa isso. Além disso, não é difícil inventar algo que proteja o ciclista do freio a disco.

Você ainda pode trocar uma roda, e bem rápido

© Ben Delaney / Immediate Media

Essa é uma boa para muitos pilotos, ainda mais para os que competem... e se você furar um pneu? Será que aquele freio a disco traquina vai deixar o processo mais lento e complicado ou até mesmo te tirar da competição?

Não, não. Mesmo que ainda não haja um padrão de eixo para o uso nas bikes speed, muitos são desenhados para manter as trocas de rodas mais rápidas o possível. Colocar o disco dentro da pinça é rápido, além de útil quando se faz necessário alinhar as coisas bem rápido.

Essa não é uma tecnologia nova

Você saberia dizer quando foram patenteados os freios a disco? A reposta é 1902. Isso mesmo, essa tecnologia já é mais do que centenária!

As Mountain Bikes já usam os freios a disco há mais de 20 anos, e pelo que parece, isso não vai mudar cedo. Embora os componentes dos freios a disco para speed não sejam idênticos, já foram aprendidas muitas lições sobre eles. Ninguém está reinventando a roda.

Eles trabalham melhor quando o tempo está ruim

© Andy McCandlish for Cycling Plus

Um ponto de frenagem que fique longe da borda da roda torna a frenagem mais consistente, principalmente com mau tempo. Além disso, muitos dos contaminantes que são recolhidos pela bicicleta devem acabar parando justamente onde você não os quer.

Além disso, aros empenados não vão afetar sua frenagem. Nem mesmo os barulhos irritantes que as pastilhas fazem no aro quando estão molhadas vão incomodar.

Tudo isso adicionado a uma frenagem mais segura e previsível na ponta dos seus dedos.

Eles só vão melhorar!

Mesmo os freios a disco para speed mais vendidos ainda estão apenas em sua segunda ou terceira geração. Eu espero que eles ficarão cada vez mais leves, mais poderosos, aerodinâmicos... enfim, melhores.

Outra coisa importante: fabricantes estão introduzindo freios a disco hidráulicos para bikes de asfalto a preços mais acessíveis do que nunca (como a linha Shimano 105). Produtos mais baratos devem significar mais produtos, e eu sinceramente espero ver essas pecinhas prateadas em cada roda de uma speed, tornando-se a nova norma entre as bikes speed em geral.

Então é isso. Falta agora que vocês adotem eles.

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