REVISTA BICICLETA - Circuito Costa Verde e Mar
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 79

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Roteiros - Brasil - Sul

Circuito Costa Verde e Mar

A convite do professor Arnaldo Farias, blogger do Nóis na Fita a TV, eu (Claudia Franco) e meu companheiro Marcelo Ruivo participamos com ele de uma cicloviagem pelo Circuito Costa Verde e Mar, em Santa Catarina.

Revista Bicicleta por Claudia Franco
3.652 visualizações
07/08/2016
Circuito Costa Verde e Mar
Foto: Claudia Franco

Quando você ficar em dúvida entre pedalar por montanhas ou pelo litoral, escolha o Circuito Costa Verde e Mar, que compreende os dois cenários de forma esplêndida e é o primeiro circuito de Cicloturismo do Brasil a incorporar a região do litoral.

O Circuito Costa Verde e Mar está localizado na região centro norte do Estado de Santa Catarina, percorre 10 municípios, sendo sete no litoral: Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo, e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luís Alves, perfazendo um total de 270 km. A maior quilometragem do percurso se dá por estradas de terra e vias urbanas.

O Costa Verde e Mar oferece uma grande variedade de paisagens e cultura, pois mescla trechos de litoral com o interior, passando por pontos turísticos de destaque e natureza de beleza incomparável.

Embora Balneário Camboriú não faça parte do Circuito Costa Verde e Mar, iniciamos a cicloviagem nesta cidade. Passamos por diversas praias badaladas e outras totalmente desertas rodeadas pelo verde intenso da Mata Atlântica.

O litoral ainda guarda os fortes traços da colonização açoriana, enquanto no interior a influência é notadamente alemã e italiana, marcada pelas casas de madeira em meio aos imensos arrozais.

O litoral catarinense é um dos mais bonitos do Brasil e o circuito Costa Verde e Mar dá ao cicloturista um mostruário completo dessa beleza. A seguir, um pouco do que encontramos em cada cidade.

Balneário Camboriú 

(não faz parte do circuito Costa Verde e Mar)

Praias tranquilas ou agitadas, bons restaurantes, casas noturnas e uma programação variada tornaram Balneário Camboriú um dos principais destinos brasileiros. O passeio nos bondinhos aéreos do Parque Unipraias, situado entre a Praia Central e a de Laranjeiras, oferece uma visão privilegiada e panorâmica da cidade, da baía, do rio e da Mata Atlântica. A rodovia Interpraias, que liga o município a Itapema, proporciona acesso fácil às praias, em cenário de grande beleza. A famosa Praia do Pinho, primeira oficial de naturalismo no país, está entre os atrativos.

Balneário Piçarras

Possui uma das mais fascinantes e limpas orlas marítimas de Santa Catarina, segundo a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma). O município também é palco da etapa inicial do Campeonato Brasileiro de Jet Ski. As atrações não se restringem ao verão. A Festa Nacional do Mar, que ocorre em julho, cultiva a tradição portuguesa e açoriana. O município ainda possui uma área rural privilegiada onde é possível desfrutar de cenários pitorescos e praticar atividades como trilhas, cavalgadas e pesca esportiva.

Bombinhas

Cercada de baías, costões, enseadas e mais de 30 belas praias, o município é um verdadeiro templo natural. Possui biodiversidade marinha e de aves, sendo a única reserva marinha do sul do Brasil. As ótimas opções de hospedagem, compras e gastronomia aliadas à exuberante natureza, fazem de Bombinhas um ótimo destino para aproveitar os momentos de descanso.

Camboriú

É uma região de belíssimas paisagens no meio de imensas cadeias de montanhas. A cidade conta com hotéis, pousadas, estrutura para eventos e convenções, fazendas históricas, cachoeiras, passeios ecológicos, esportes radicais e de aventura, além dos recantos naturais. Excelente para relaxar e curtir.

Ilhota

Fundada pelo belga Maximiliano Luiz Van Lede, em julho de 1845, o município é conhecido nacionalmente pela capital da moda íntima e moda praia. Preços acessíveis, variedade de opções e bom atendimento fazem da localidade um lugar para onde sempre se deve voltar.

Itajaí

O município preserva seus patrimônios arquitetônicos, trazidos por portugueses, africanos, alemães e italianos. Na cidade é possível desfrutar de cinema, teatro, feiras de artesanato, exposições e shows musicais. Outro atrativo é sua beleza natural, com seis belíssimas praias. Itajaí tem sido também rota do turismo náutico, com a atracação de grandes transatlânticos.

Itapema

A combinação entre natureza e infraestrutura encanta os turistas. A cidade oferece aventuras ecológicas aos amantes do ecoturismo, além de locais para a prática de mergulho, pesca e outros esportes náuticos. É considerada o terceiro destino mais procurado por veranistas em Santa Catarina.

Luís Alves

É reconhecida pela fabricação de aguardente e também pela produção de bananas. Destaca-se por possuir uma arquitetura rústica, característica trazida por seus colonizadores de origem europeia, como italianos, alemães e poloneses. As grutas com imagens de santos são outro atrativo da região.

Navegantes

É o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescados da América Latina. O Porto tem atraído a atenção de muitas empresas nacionais e internacionais. Como diversão, Navegantes oferece um dos melhores carnavais de Santa Catarina, com o maior bloco de sujos do sul do país, o Navegay, que reúne cerca de 40 mil foliões todos os anos. Não podemos deixar de lado as belas praias, ideais para a prática do surfe.

Penha

O jeito de vila de pescadores atrai os que buscam tranquilidade. São 19 praias distribuídas em 31 km de orla. Outro atrativo é o Beto Carrero World, considerado o maior parque temático do mundo. A capela São João Batista, construída em 1759, em Armação, é outra opção para ser visitada. Nela é possível vislumbrar uma linda vista da Baía de Itapocorói.

Porto Belo

O encanto da cidade se deve à natureza preservada, às praias limpas e às charmosas construções de origem açoriana. Possui boa infraestrutura turística e de serviços, com hotéis, pousadas e campings, além de restaurantes com gastronomia sofisticada. Conta ainda com casas noturnas de renome, consideradas as mais badaladas de Santa Catarina.

Fizemos uma cicloviagem autossuficiente. Não utilizamos nenhum tipo de apoio. Saímos de São Paulo de ônibus em direção a Balneário Camboriú. Não tivemos nenhuma dificuldade com o embarque das bicicletas, embora o primeiro atendente nos dissesse que teríamos que efetuar um pagamento extra pelo embarque das bicicletas, logo rebati a afirmação do mesmo dizendo que eu havia feito contato prévio com a Aviação Catarinense e fui informada da não existência de cobrança extra. Fique atento a estes detalhes, pois do contrário você pode ser lesado.

O circuito é sinalizado, mas recomendo como apoio a utilização do mapa oferecido no site do circuito: www.costaverdemar.com.br

Para iniciantes em Cicloturismo sugiro lerem com muita atenção as informações a respeito do Circuito Costa Verde e Mar que estão no site.

Não é necessário ser atleta para percorrer esse circuito, pois o grau de dificuldade não é muito alto, mas é necessário estar em boa forma física e acostumado a andar várias horas seguidas de bicicleta. Vale a pena fazer o circuito com calma, aproveitando-o bem. Para quem dispuser de tempo recomendo permanecer mais que um dia em algumas cidades para poder visitar com calma os incríveis pontos turísticos e também “lagartear” pelas praias maravilhosas ao som do barulho das ondas.

Participantes da cicloviagem: Claudia Franco, Marcelo Ruivo e Professor Arnaldo M. de Farias

Fotos e vídeos da cicloviagem:  instagram.com/ciclofemini

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados