REVISTA BICICLETA - Como escolher entre câmbio GS ou SGS
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Como escolher entre câmbio GS ou SGS

Você está com dúvidas na seleção do câmbio? Nós desmistificamos como selecionar entre um câmbio GS ou SGS, popularmente conhecidos como perna curta ou perna longa.

Revista Bicicleta por Ronaldo Huhm - Instrutor Técnico Shimano Latin America
102.522 visualizações
23/01/2014
Como escolher entre câmbio GS ou SGS
Foto: Ronaldo Huhm - Instrutor Técnico Shimano Latin America

Você sabe distinguir um câmbio GS de um SGS? Na imagem ao lado você pode comparar os dois: um câmbio GS em destaque, e um câmbio SGS ao fundo. Note que a haste que sustenta as polias é mais curto no GS que no SGS.

Capacidade Total

A capacidade total é um cálculo feito considerando a relação existente na bicicleta entre coroas e cassete, que determinará o câmbio a ser selecionado.

O tamanho da corrente permitirá a combinação correta para fazer todas as trocas de marchas, sendo necessária uma haste de polias mais curta ou mais longa, de acordo com a relação, mantendo a corrente sempre tensionada.

Calculando:

1. Considere o número de dentes do maior pinhão e subtraia o número de dentes do menor pinhão;
2. Em seguida, tome o número de dentes da maior coroa e subtraia o número de dentes da menor coroa;
3. Depois, some os dois resultados e então terá o número que será sua referência para a capacidade total, que é informado na instrução de serviço da cada câmbio.

Selecionando o câmbio correto, você poderá desfrutar muito mais de seu conjunto de marchas.

É importante ressaltar que mesmo selecionando o câmbio correto você ainda vai precisar instalar a corrente com o comprimento correto.

A seguir, algumas dicas para medição da corrente:

Tamanho da corrente

Para MTB’s com suspensão traseira é importante considerar o deslocamento da roda traseira para determinar o comprimento da corrente. Então, procure simular o funcionamento da suspensão e considere que essa medida varia de acordo com o tipo de bicicleta.

Com a ajuda de uma cinta, é possível simular o deslocamento da suspensão com a bike parada.

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