REVISTA BICICLETA - Como fazer a manutenção da sua bicicleta em 10 passos simples
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Janeiro / Fevereiro 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Desafio dos Rochas
Revista Bicicleta - Edição 70

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Oficina - Manutenção

Como fazer a manutenção da sua bicicleta em 10 passos simples

10 coisas essenciais para manter sua bike nos trinques

Revista Bicicleta por Totalwomenscycling por Heather Irvine
19.693 visualizações
16/01/2016
Como fazer a manutenção da sua bicicleta em 10 passos simples
Foto: Totalwomenscycling

Mantenha sua bike limpa

Se há uma coisa simples que você pode fazer para aumentar a vida útil da sua bike, é mantê-la limpa. Pode ser um pouco tedioso às vezes, mas funciona. Nenhum kit sofisticado de limpeza é necessário – um balde com água e sabão neutro, uma esponja e um pincel são as coisas que você precisa, além de um removedor de graxa para limpar a corrente, e lubrificante para colocar tudo em movimento sem estragar depois.

Mantenha seus pneus inflados

Pneus inflados abaixo do necessário estão sujeitos a furos. Bombinhas de mão podem ser complicadas e não mostram a pressão – se possível, arranje uma bomba na qual você pode apoiar os pés e que tenha medidor da pressão. Algumas oficinas de bike deixam você encher o pneu, ou fazem isso por você. Olhe na lateral do pneu por quantas libras seu pneu precisa para rodar sem problemas.

Verifique suas pastilhas de freio

Pastilhas de freio gastas colocam a eficiência dos freios lá em baixo. Você pode ver se elas estão gastas quando não é mais possível ver os sulcos das pastilhas. Trocá-las não costuma ser caro nem difícil, e muitos sites na internet te mostram como fazer isso. Você só precisa de algumas chaves Allen e uma Phillips (no caso dos V-Brakes).

Silencie freios barulhentos

Freios barulhentos costumam ser freios sujos, ou ao menos rodas sujas. Limpe e seque eles, e pela regra, se o problema era só sujeira, deve resolver. Se continuar a fazer barulhos, eles estão precisando de ajustes.

Mantenha os freios bem tensionados

Se você tem que apertar muito os freios para que eles funcionem decentemente – o que é chamado de freios baixos – é necessário apertar os cabos esticados novamente. A maneira mais fácil de fazer isso é por girar uma rosca que há na alavanca de freio, na saída do cabo. Mas a capacidade dela de apertar o freio é pequena, então talvez seja necessário um jogo de chaves Allen e um alicate para afrouxar o cabo nas pinças de freio, puxá-lo um pouco para fora e apertar de novo. Isso se aplica a freios V-Brake e outros modelos. Deixe a internet ser sua professora. Informação é o que não falta.

Busque serviço profissional

Pelo menos uma vez por ano é recomendado. Peça por uma revisão geral, principalmente as partes com rolamentos, corrente, condição dos pneus, freios e condição do conjunto de câmbio em geral.

Lubrificação, lubrificação, lubrificação

Use lubrificante específico para bicicleta e use-o em toda parte da bicicleta onde metal toca metal. Mas não lubrifique sua corrente sem limpá-la antes – ou as coisas vão ficar piores ainda.

Verifique se suas rodas estão no prumo

Coloque sua bike de cabeça para baixo, gire as rodas e olhe atentamente. Elas ficam balançando lentamente para os lados? Então sua roda precisa de um alinhamento. Não costuma ser um ajuste demorado, mas é bem sutil e necessita de uma chave de raio. Uma boa Bicicletaria faz isso por alguns trocados.

Deixe seu selim na medida

Aumente seu selim, pedale um pouco e veja como ficam as coisas. Se você fica com dores no joelho, então seu selim está muito alto. Quando você pedala, suas pernas devem ficar quase totalmente esticadas.

Compre luvas de látex

Graxa debaixo das unhas é um pesadelo para remover. Se for tarde demais, lave bem as mãos com detergente e açúcar, adicionando água apenas no final.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados