REVISTA BICICLETA - Como fazer curvas planas na velocidade máxima
MPRO
Capacetes Giro

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 86

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Oficina

Como fazer curvas planas na velocidade máxima

Fazer curvas planas geralmente significa reduzir a velocidade – eis como manter elas no ritmo.

Revista Bicicleta por Joe Rafferty / Bike Radar
17.866 visualizações
28/07/2015
Como fazer curvas planas na velocidade máxima
Foto: Steve Behr / Bike Radar

Curvas planas são moleza em baixa velocidade, mas elas podem te jogar fora quando você vem no sarrafo. Siga esse guia para contornar essas curvas e logo você estará embaçando os outros pilotos com a sua poeira.

Defina sua velocidade e trajeto

Aproxime-se da curva com os pedais e o corpo em uma posição neutra sobre a bike. Freie antes da curva para definir sua velocidade e fazer a curva mais aberta o possível, para tornar a curva mais fácil o possível.

Solte os freios e se incline

Quanto mais fechada a curva, mais você precisa se inclinar. Quanto mais rápido você a faz, mais precisa se inclinar.

Deixe o pé que está para o lado de fora da curva para baixo e use o braço que está do lado de dentro da curva para empurrar a bike para baixo.

Não use os freios durante a curva – eles afetam sua aderência e ângulo de inclinação. A não ser por emergência, é claro.

Evite se inclinar do mesmo jeito que a bike, reto, sem se deslocar. Isso faria você ir para o chão muito mais rápido caso perca a aderência.

Mantenha sua posição pelo trajeto

Se você definiu sua velocidade adequadamente e se inclinou o suficiente para fazer a curva, basta ter confiança para fazer a volta toda se mantendo assim.

Lembretes

Se abaixe

Abaixe seu peito em direção ao guidão e mantenha seus cotovelos altos. Dobrar os braços lhe dá espaço para endireitar o seu braço do lado de dentro e inclinar mais a bike.

Pé de fora para baixo

Coloque o pé que estiver para o lado de fora da curva para baixo, abrindo mais espaço entre as pernas, permitindo que você incline mais a bike. Mantenha seu corpo mais vertical o possível. Coloque o máximo de peso possível para baixo através do pedal do lado de fora também.

Incline sua bike

Foque na inclinação da bike abaixo de você. Você precisa inclinar a bike para poder usar os cravos da borda do pneu, enquanto mantém seu corpo ereto para poder aplicar força para baixo e aumentar a tração.

Cabeça erguida

Manter a cabeça erguida vai ajudar a manter o equilíbrio na curva e ainda ajuda a manter o corpo ereto em vez de se inclinar da mesma forma que a bike.

Este artigo foi originalmente publicado na revista Mountain Bike UK.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados