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Dicas para comprar uma bike usada

Esse é um guia para encontrar uma bike para propósitos úteis, principalmente transporte. Olhe para os prós e contras e pense sobre o que você busca e o que você quer da sua bike, além de quanto está disposto a gastar.

Revista Bicicleta por cyclorama.net
7.934 visualizações
04/01/2016
Dicas para comprar uma bike usada
Foto: cyclorama.net

Onde encontrar bikes usadas

Você pode começar verificando pequenos anúncios nos meios de comunicação locais. Veja se a Bicicletaria mais próxima possui espaço para venda de usados. Isso aumenta a chance de encontrar produtos provenientes de entusiastas no ciclismo, ou ao menos pessoas que cuidam bem da bike. Como último recurso, bikes podem ser montadas a partir de peças usadas encontradas em bicicletarias, mecânicas e similares. Leilões da polícia oferecendo bikes perdidas ou roubadas podem ser boas fontes também.

O que olhar em uma bike usada

Tamanho e configuração

Uma bike tradicional deveria dar 5cm de folga entre a virilha e o tubo de cima quando você fica em pé, com os pés no chão e com a bike abaixo do seu corpo. Se for uma mountain bike, essa distância deve subir para 10cm. Se for para errar o tamanho, que seja para menor. Uma bike muito grande é desconfortável e pesada, e você pode se machucar no tubo superior.

Selins devem ser colocados em uma altura que permita esticar quase totalmente a perna, com uma leve margem de flexão. Se você não confia em selins altos, comece com ele mais baixos. Mas vá levantando ele assim que possível.

Guidões podem ser ajustados para mais alto e mais baixo, mas se você não tem certeza, comece com o guidão na mesma altura do selim. Nunca ajuste o guidão ou o selim acima ou abaixo das marcas de máximo e mínimo.

Vale a pena comprar?

Uma bike na qual é necessário fazer muita coisa vai custar muito. Pneus gastos, pedivela torto, aro empenado... tudo isso custa um bom dinheiro. Então, prestar atenção ao comprar um bike economiza dinheiro. Bem cuidadas, bicicletas de boa procedência podem durar por muitos e muitos anos.

É roubada?

Comprar uma bike da qual você suspeita que é roubada é crime em alguns países, além de encorajar o ladrão a continuar roubando. Pergunte sobre o histórico da bike. Isso também dá a chance de saber quão bem a bike é cuidada. Se estiver em dúvida, caia fora.

Faça uma lista do que checar

O que procurar em uma bike usada para comprar? Condições gerais: está inteira ou enferrujada? Os pneus estão carecas e rachando ou em bom estado? A pintura está arranhada, o quadro está amassado ou existem apenas uma ou duas cicatrizes honrosas que evidenciam uma máquina que trabalhou duro mas que foi bem cuidada?

Pneus

Estão carecas? Estão bem inflados? As paredes laterais estão rachadas ou destruídas? Os pneus tem de ser mantidos bem inflados – eles devem ceder apenas se você apertá-los.

Rodas

As rodas são de alumínio ou de aço? As rodas de aço estão enferrujadas? As rodas giram livremente? Quando você pega o topo da roda e empurra para um lado e para o outro, ela cede? Isso pode indicar problemas nos rolamentos. Há algum raio quebrado? Verifique os cubos. Se um ou dois raios quebraram, então mais estão para quebrar.

Freios

As pastilhas estão gastas? Elas friccionam o aro? Parecem sólidas? Elas raspam no pneu? As pastilhas encostam no aro logo que você começa a mover a alavanca de freio? Os cabos estão enferrujados e desgastados, ou bem cuidados, lubrificados?

Caixa de direção

O garfo gira suavemente? Quando o freio da frente está acionado, ao empurrar a bike para frente e para trás, há uma folga entre o garfo e o quadro?

Corrente

Está enferrujado? Quando você a puxa a corrente pela frente da coroa do pedivela (a maior) ela gera espaço suficiente para visualizar claramente os dentes da coroa? Corrente desgastada. Provavelmente, se está muito desgastada, já afetou o conjunto de transmissão também. Tudo isso sai muito caro para substituir.

Coroas, pinhões e outras rodas dentadas

Se os dentes tem aspecto de barbatana de tubarão, rejeite a bike, pois todo o conjunto de transmissão deve estar comprometido. Uma corrente desgastada em uma bike com câmbio interno (dentro do cubo) pode não ser um gasto tão grande. Mas se o caso for um câmbio comum...

Movimento central

Segure os dois pedivelas firmemente e torça eles para os lados, pra cima e para baixo. Isso gera estalos? Provavelmente o movimento precisa ser trocado. O sistema roda suave?

Pedais

Eles giram suavemente? As bordas estão desgastadas ou amassadas? Eles ficam soltos no eixo? Quando pedala você sente resistência na rolagem? Pedais podem ser substituídos. Já um pedivela curvo sai caro para substituir. Andar com pedais desalinhados pode causar danos nos tornozelos e joelhos. Tornozelos e joelhos são muito caros para reparar. Quando dá para reparar...

Quadro e garfos

Olhe atentamente os tubos, especialmente no final deles. Eles tem amassados, rugas na pintura ou outras coisas que podem indicar danos causados por um acidente? Rejeite qualquer quadro que você suspeite estar curvado ou torto. Olhe a bike de frente e abaixado para ver se o quadro não é torto. Veja se o garfo é simétrico e não está torto devido ao um acidente ou tombo. Seja cuidadoso nessa parte, e se estiver em dúvida, rejeite a bike.

Guidão

Está torto? Enferrujado? As peças estão acopladas a ele firmemente? Fique em frente a bicicleta e prenda o pneu com seus pés. Mexa o guidão para os lados. Se move fácil? Ruim! Apresenta muita resistência para virar? Ótimo!

Acessórios

Verifique tudo que está anexado na bicicleta. Estão firmes? Se não, use isso para baixar o preço do produto. Verifique se os acessórios funcionam como deveriam.

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