REVISTA BICICLETA - Downhill no Parque da Cidade – Niterói: um celeiro
MPRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 85

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Modalidades - Downhill

Downhill no Parque da Cidade – Niterói: um celeiro

Revista Bicicleta por Therbio Felipe M. Cezar
35.809 visualizações
21/01/2015
Downhill no Parque da Cidade – Niterói: um celeiro
Foto: Marcos J. Cavalcanti e Therbio Felipe

Invariavelmente, todos os finais de semana, sábados e domingos, um contingente a cada dia maior de ciclistas se dirige para o conjunto de pistas do Parque da Cidade, na bela Niterói-RJ. A vista é de tirar o fôlego. Mas, logo ali, além da plástica atividade de Parapente nas rampas de salto, outro esporte chama atenção e garante boas doses de adrenalina e endorfina.

Estivemos por lá, neste final de semana, para conferir de perto como andam e voam os novos esportistas do DH, ainda que as pistas sejam compartilhadas também com o pessoal do Enduro/All Mountain e XC, sempre bem-vindos.

Um pequeno grupo de jovens downhillers chama a atenção. Orientados pelo experiente ciclista Teo Braz, na ocasião em que estivemos, declaram a vontade de praticar o esporte e de crescer neste universo, seja nas trilhas, em competições, ou simplesmente, fazer parte de um grupo de convívio bacana.

Os atletas Victor Campos, Juninho Lima, Alexandre Stepanov, Igor Carvalho, Caio DH e Gabriel Fragoso, apesar da tenra idade, não levaram em consideração as altíssimas temperaturas que estão assolando o Rio de Janeiro e região. Demonstraram competência nas manobras, humildade para ouvir as orientações dos companheiros e do expert Teo, além de confessarem, em conversa informal, o sonho de querer contribuir para que o esporte cresça em volume, qualidade e força.

Enquanto treinavam, foram muito hospitaleiros em conversar conosco sobre o cenário de DH em Niterói, espaço que já abrigou o DownNit em algumas edições. Foi bastante interessante ouvir deles o interesse em trocar experiências sobre DH com outros atletas de diferentes partes do estado e até mesmo, de fora dele.

Para ganhar credibilidade e demonstrar organização, o grupo está encaminhando a formatação de uma associação com vistas a credenciar-se como representantes do DH na localidade, colaborando com a consolidação da modalidade, recebendo outros grupos, gerando um banco de dados com informações complementares à prática de DH além de imagens, vídeos, entrevistas e notas de utilidade pública.

Pensamos que esta será uma grande contribuição para que novos amantes das decolagens sobre rodas venham a integrar-se e fortalecer tanto o DH local quanto a nova associação. É bem possível que este pequeno grupo de champs nem mesmo tenham noção da herança que poderão deixar para o esporte e para a comunidade local e visitante.

Está na forma a organização de dois eventos para 2015, um em cada semestre. O primeiro, no formato de apresentação das trilhas para novos players. Já o segundo, um invite para atletas consagrados e amadores, ampliando o acesso a este fantástico universo.

Mais do que qualquer outra coisa, mais do que galgar pódios e rankings, entendemos que estes adolescentes estão tendo a grande oportunidade de criar uma história juntos. Uma história incomum. E vão deixar seu legado nas curvas e decolagens das pistas do Parque da Cidade.

Em breve, matéria completa.

Viva Bicicleta, Sempre!!

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados