REVISTA BICICLETA - Hotel Alpestre - Assumindo seu papel na CicloCidadania Gramado - RS
Divulgue sua marca aqui!
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 83

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Ideias - Ciclocidadania

Hotel Alpestre - Assumindo seu papel na CicloCidadania Gramado - RS

Imagine-se em um cenário propício para o bem-estar: cidade pequena com ruas calmas, amplamente arborizadas, clima ameno, atrativos culturais e naturais acessíveis sem nenhum esforço, gastronomia renomada e diversificada, além de uma estética da paisagem feita para encantar a cada detalhe. Bom, você não está na Europa. Isto é Brasil, isto é Rio Grande do Sul, isto é Gramado. E quem nos convida a conhecer e ter sensações maravilhosas de bicicleta por esta linda cidade gaúcha é o Hotel Alpestre, que apostou no pioneirismo como forma de motivar que as pessoas se movam, de bicicleta, é claro.

Revista Bicicleta por Therbio Felipe M. Cezar
2.446 visualizações
25/07/2015
Hotel Alpestre - Assumindo seu papel na CicloCidadania Gramado - RS
Foto: Hotel Alpestre Divulgação

Parece que os adjetivos que conhecemos não nos são suficientes para garantir a noção sobre a experiência que se tem ao passar horas ou dias em Gramado – RS. A bucólica cidade na Região das Hortênsias, consolidada como destino turístico de expressão, já ganhou notoriedade nacional e internacional através do Festival de Cinema, do Natal Luz e de outras centenas de eventos realizados anualmente. 

Muitas famílias, gaúchas ou não, acorrem à cidade a fim de desfrutar dos saudáveis predicados que reúne, fruto de muito treinamento, bom senso, bom gosto, capacitação técnica e hospitalidade, aliados à cultura local, aplicados em transformar o espaço em um ambiente diferenciado para se viver. E visitar tal cenário pedalando pode tornar-se ainda mais aprazível.

Estivemos em Gramado a convite da Direção do Hotel Alpestre, para que pudéssemos experimentar do programa que desenvolveram e que possibilita que os hóspedes escolham a bicicleta como meio para conhecer a cidade.

O programa consiste na oferta de locação de bicicletas e passeios guiados. Sabendo-se que Gramado dispõe de centenas de meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas, paradores, entre outros, fico a imaginar como seria se grande parte deles tomasse a decisão que o hotel em questão tomou.

O meio de hospedagem está inserido em um bairro residencial bastante calmo e florido, com ruas largas bem pavimentadas e ideais para andar de bicicleta a lazer. Esta foi uma das realidades que fez com que a gestão do empreendimento se preocupasse em desenvolver um mecanismo que favorecesse o pedalar dos hóspedes pelos arredores.

Conversando com Maria Clara Henz Tissot, responsável pelo marketing do hotel, entendemos que um dos aspectos levados em conta ao oferecer bicicletas aos hóspedes é que Gramado, ainda que seja uma cidade da Serra Gaúcha, já vive os problemas da mobilidade urbana e da intensa presença de automóveis.

A preocupação com o bem-estar durante a estada do hóspede os fez promover iniciativas que ultrapassassem os muros do hotel e que fossem, também, percebidas pela própria comunidade onde se inserem. Por estes motivos, sentiram que seu papel era o de incentivar que os hóspedes tivessem condições para escolher por um lazer ativo enquanto estivessem entre os gramadenses.

Segundo Maria Clara, o motivo que levou à escolha pela bicicleta foi a possibilidade de unir turismo, diversão, sustentabilidade, mobilidade urbana, saúde e exercício. Ela nos conta que entenderam que a bicicleta garante mais facilmente o acesso pela sua cidade e como já ofereciam a locação, integraram os passeios guiados de bicicleta para garantir a segurança e uma experiência ainda mais completa a quem quer conhecer os principais pontos turísticos da cidade pedalando.

O Hotel Alpestre oferece uma extensa estrutura para lazer e saúde, seja pelo parque arborizado que possui, pela área de fitness com serviço de personal trainner, piscinas e Spa. No início de 2012, iniciaram as locações após terem adquirido quatro bicicletas tamanho adulto e duas infantis, assim como cadeirinha para uma criança menor e capacetes. O número de bicicletas oferecidas tende a aumentar proximamente.

Além do aluguel de bicicletas e equipamentos, existem cinco rotas especialmente oferecidas com guiamento: Tour Gramado, Tour Gramado com Pic-nic,  Passeio Pic-nic em Família, Passeio Pic-nic Romântico e Passeio Aventura. A duração dos passeios varia entre 1 h 30 min a 2 h 30 min, contando o tempo para parada e fotos nos pontos turísticos. Os passeios exigem pouco nível de condicionamento, porém, se adequam às capacidades de cada hóspede. Pensando assim, os não-ciclistas se veem privilegiados com este tipo de serviço.

Um ponto a ser levado em consideração é que o guiamento se dá por profissionais de Educação Física, que orientam e dão o suporte necessário para que a ação de pedalar pela cidade possa ser algo inesquecível. Destaque para a docilidade e gentileza dos guias, joviais, pacientes, atentos e absolutamente envolvidos com a garantia da experiência do hóspede.

Maria Clara conta que quando decidiram realizar o projeto, tiveram a convicção unânime de que era necessário encontrar um parceiro para executar os guiamentos que compreendesse tanto de atividade física quanto da própria cidade, a fim de montar roteiros atrativos para passeios únicos. Já havia um conhecimento prévio do trabalho realizado pelo Raphael Loureiro Borges (o Phaéco), profissional de Educação Física, amplamente experimentado, professor universitário e atleta de corridas de aventura. Todo este currículo favoreceu a escolha do parceiro e o estabelecimento do relacionamento. O Phaéco é auxiliado pela também profissional de Educação Física, Kellin Schenkel, atleta e detentora de muito conhecimento sobre a cidade em que vive.

A possibilidade de pedalar por uma cidade que não se conhece pode favorecer algum incidente. Preocupados com este aspecto, o hotel possui um convênio de proteção médico-ambulatorial 24h com a Unimed, o qual atinge a todos os hóspedes. Este serviço está disponível para atender aos hóspedes desde sua chegada até o momento do check-out.

Caso o hóspede leve a sua própria bicicleta, ele também poderá acessar aos serviços de guiamento, sem nenhum problema. E para os ciclistas mais experimentados e audazes, o Phaéco tem rotas específicas para não deixar nenhum aventureiro desanimado.

Perguntamos como a gestão do Hotel Alpestre percebe o impacto que seu programa está causando na sociedade em que se insere, porque notamos que a cidade de Gramado não tem estruturas cicloviárias suficientes ou adequadas e nem mesmo a cultura para a uso da bicicleta como veículo voltado a deslocamentos curtos ou, até mesmo, para a intermodalidade. Um trabalho feito anos atrás pelo poder público e sociedade conseguiu despertar o respeito dos motoristas pela faixa de pedestres, visto que grande parte dos deslocamentos de autóctones e visitantes, pelo centro da cidade, é feito a pé.

Maria Clara comenta que existe um diálogo constante do empreendimento com os demais atores da sociedade, no sentido de ampliar a visibilidade sobre a bicicleta e que o hotel espera, realmente, estar contribuindo para a formação de consciência na comunidade sobre os benefícios que andar de bicicleta acarreta.

Pensando na falta de estruturas cicloviárias e cultura de ciclismo, para condicionar a utilização da bicicleta como modal de transporte e promoção de qualidade de vida, o Hotel Alpestre buscou parceria com a Tela Tomazeli, idealizadora do projeto Gramado de Bicicleta, o qual tem por objetivo a sensibilização para a educação e a convivência pacífica entre os usuários de diversos meios de transporte.

Tela dá seu testemunho pedalando diariamente pelas ruas da cidade com sua Barra Forte charmosa, não se importando com as ladeiras que acedem aos bairros imediatamente ligados ao centro urbano. Ao conversar com a jovial cicloativista notamos uma grande preocupação com a formação de novos ciclistas, com o futuro da linda cidade em que vive e com a paz no trânsito. 

Esclarecida, Tela contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Gramado e com alguns parceiros e elaborou um folder muito simpático, cheio de importantes informações para que pedestres, ciclistas e motoristas convivam harmonicamente pelas ruas e avenidas. Este material está à disposição de turistas e comunidades por toda a parte.

Pensando em incrementar o programa, o Hotel Alpestre está buscando fornecedores de bicicletas elétricas para parcerias. Maria Clara comenta que isto irá favorecer a que mais pessoas possam ter a experiência de pedalar por Gramado, inclusive hóspedes pertencentes ao grupo da Terceira Idade. Quem sabe, dentro de pouco tempo, consigam atingir, também, a deficientes físicos.

O lema do Hotel Alpestre (Bem-estar, Bem feliz, Bem-vindo) sugere total sintonia com a bicicleta. Desde o café da manhã diverso e ricamente montado até às orientações dos atenciosos Mensageiros e Concierges, tudo está pensado para que ciclistas e não-ciclistas tenham as melhores experiências.

Ainda que não seja a atividade-fim de um empreendimento hoteleiro promover a mobilidade por bicicletas, no Hotel Alpestre têm-se a certeza que uma série de benefícios estão repercutindo na vida dos hóspedes que experimentaram o programa de bicicletas, inclusive, passando a criar o hábito em pessoas que ainda não pedalavam. O feedback que recebem, diz Maria Clara, é muito positivo, com muitos elogios. 

Ao final de um dos roteiros que realizamos, depois de passar pelo Parque do Caracol na cidade vizinha de Canela, paramos, ao fim de tarde, às margens do Lago Negro, emblemático ponto turístico da cidade, para uma boa conversa entre amigos e um pic-nic composto por frutas, petit fours, queijos, bolo de chocolate e uma garrafa de vinho.

É, tudo isto e a companhia da bicicleta. 

Pensando em passar dias extremamente agradáveis, dar aquela boa pedalada, saborear comidas de sonho e ainda se sentir muito bem? A dica está dada.

E viva a bicicleta, sempre! 

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados