REVISTA BICICLETA - I Seminário Catarinense de Circuitos de Cicloturismo
Divulgue sua marca aqui!
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 83

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Cicloturismo

I Seminário Catarinense de Circuitos de Cicloturismo

Revista Bicicleta por Clube de Cicloturismo do Brasil - Texto por Eliana Garcia
4.870 visualizações
17/06/2016
I Seminário Catarinense de Circuitos de Cicloturismo
Foto: Fabio Almeida

Santa Catarina inovou ao lançar, há cerca de 10 anos, o Circuito Vale Europeu. Era o primeiro a reunir vários municípios em torno de um projeto com o foco principal no cicloturismo. Hoje com outros quatro circuitos implementados e mais dois prestes a sair do forno, Santa Catarina inova mais uma vez ao iniciar um trabalho de integração dos circuitos.

Uma primeira aproximação havia sido feita durante o Encontro Nacional de Cicloturismo de 2015, num debate em que estiveram presentes os circuitos do Vale Europeu, Costa Verde e Mar, Araucárias e o futuro Dona Francisca. Estes quatro circuitos tinham em comum o trabalho técnico sob responsabilidade do Clube de Cicloturismo do Brasil.

Agora no último mês de novembro, o debate se ampliou bastante, quando aconteceu o I Seminário Catarinense de Circuitos de Cicloturismo, com a presença de secretários e técnicos de turismo de várias prefeituras, agências e condutores de cicloturismo, representantes de ONGs e empreendedores do setor. Além dos circuitos de cicloturismo citados, puderam se apresentar também o Acolhida na Colônia, a agência Caminhos do Sertão e a União de Ciclistas do Brasil (UCB).

Deste evento surgiram as primeiras conversas para futuras ações conjuntas, entre elas a padronização da sinalização, possíveis rotas de ligação entre os circuitos, divulgação unificada e encaminhamento de propostas a secretarias de estado e governo federal.

Santa Catarina consolida-se assim como principal polo de cicloturismo do país, com um trabalho sério e de grande amplitude, que envolve além do turismo, a sustentabilidade, mobilidade urbana e preservação cultural.

O seminário fez parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Ciclístico do Vale do Rio Camboriú (Pró-ciclo), um programa de extensão do Instituto Federal Catarinense de Camboriú (IFC), em parceria com a Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú (ACBC) e Consórcio Intermunicipal Turístico Costa Verde e Mar (CITMAR). Apoio AMFRI e Pedalli Bike Store.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados