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Lubrificando Corrente e Cabos

O primeiro passo para lubrificar corretamente as peças de uma bicicleta é deixa-las limpas e secas, sem resíduos da lubrificação anterior. Sempre mantenha sua bike bem lubrificada.

Revista Bicicleta por BikeRadar
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05/01/2016
Lubrificando Corrente e Cabos
Foto: David Rome / Future Publishing

Polias

Lubrifique as polias do desviador traseiro, pingando gotas de lubrificante para corrente nelas. Elas precisam de muito pouco lubrificante, apenas um toque – elas recolhem mais da corrente se precisarem depois. Quando você limpou o sistema provavelmente notou que elas acumulam muita sujeira, por isso excessos de lubrificante vão tornar as coisas um caos. Assim como em outras peças, remova o excesso.

Corrente

Use apenas lubrificante próprio para correntes. Não use graxa, óleo queimado e similares, e muito menos desengripantes. Existem lubrificantes para corrente específicos para clima úmido, clima seco, além dos que servem para todas as condições. Se quiser saber mais sobre o desempenho de cada um, a internet está recheada com avaliações e opiniões.

Assim como a polia, a corrente precisa de pouco lubrificante para funcionar. Menos de 1 gota por elo (apenas um leve toque no elo pressionando suavemente o frasco) já basta. Você pode usar um elo de abertura como ponto de referência. Depois de aplicar, torça a corrente lateralmente, para ajudar o lubrificante a penetrar nos elos. Lubrificante do lado externo da corrente não serve para nada. Seque o excesso com uma estopa ou pano limpos.

Cabos

Não é necessário remover os cabos para lubrifica-los. O cabo do cambio traseiro, por exemplo, pode ser lubrificado por colocar a corrente no pinhão mais largo, e então, sem girar a roda, descer todas as marchas traseiras. Isso vai liberar o cabo para que você tire os condutores de seus encaixes, possa limpar parte dos cabos e lubrifica-los. Use uma estopa limpa molhada com removedor de graxa para limpar os cabos. Depois seque-os e lubrifique novamente.

Aproveite para inspecionar os cabos. Se eles tiverem ferrugem ou trechos desfiando, troque-os. Se seu quadro tem roteamento interno, isso pode não ser possível.

Você pode aproveitar e lubrificar o desviador do câmbio dianteiro com o lubrificante de corrente. Limpe o excesso depois. 

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