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Monark 10

Revista Bicicleta por Valter F. Bustos
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26/07/2017
Monark 10
Foto: Valter F. Bustos

Na redescoberta da mais clássica das modalidades do ciclismo, o Speed, que veio com o lançamento da Caloi 10 no início dos anos 70, como era de praxe entre as concorrentes, a Monark não poderia ficar alheia ao promissor mercado que se abria no país. Ela veio com a linha Crescent, Positron e Monark 10, sendo a “10” um modelo mais simples, porém, superior à Sprint da Caloi por causa de seus componentes de montagem como os câmbios, freios e alavancas de mudanças. Neste caso, o grupo Shimano Tourney fazia toda a diferença ante os geniosos “Dimosil” da concorrente.

Alavancas de câmbio, posicionadas no tubo inferior do quadro - Foto Valter F. Bustos

Através de seu desenho clássico, quadro e garfo da Monark 10 compunham uma estrutura harmoniosa e resistente, para uma bicicleta que exigiria um esforço maior e prolongado quando pedalada, e como todos sabem, esse esforço recai sobre o conjunto do movimento central.

Conjunto-frontal - Foto Valter F. Bustos

Durante décadas de uma concorrência, digamos, amigável entre Caloi e Monark, havia um diferencial marcante entre as duas, quando se fala de modelos lançados. Até os primórdios dos anos 90, a Monark empregava o sistema monobloco de 45 mm no movimento central, enquanto a Caloi empregava o sistema através de chavetas e 34,7 mm de diâmetro. Portanto, o ponto fraco da Monark 10 sempre foi essa escolha para a qual nunca tivemos uma explicação razoável. Tanto isso é verdade que nas Crescent e Positron foi adotado caixa de centro com rosca interna e chavetas na fixação do conjunto. Mesmo assim, o desempenho da Monark 10 foi bastante satisfatório, sendo raros os problemas mecânicos graves.

Selim-original-Monark - Foto Valter F. Bustos

Bicicletas desse período, independente do fabricante, tinham peças produzidas com materiais (insumos) com mais qualidade, se comparado ao que encontramos no mercado hoje em dia. Com a dificuldade de encontrarmos chavetas no mercado atual, as Monarks levam uma certa vantagem sobre as demais. Aliás, a “chinalização” do mercado de peças para bicicletas vem ocasionando problemas com a reposição de alguns itens como: chavetas, esferas, colar de esferas, sapatas para os freios de varão ou hastes; itens, tempos atrás, encontrados com facilidade. Hoje, o mercado te obriga a comprar um jogo completo de caixa de direção, caso queira um colar de esferas. É para acabar com o antigobicicletismo e desestimular o cidadão que pretende “botar em pé” seu modelo antigo.

Vista frontal com identificação da marca - Foto Valter F. Bustos

Seguindo, essa Monark 10 que faz parte de nosso acervo chegou até nós em 1999 através de um amigo, que a viu encostada num rancho em Campo Alegre (SC), durante a visita a um cliente. Conversa vai e conversa vem, e, sabendo da nossa paixão pelas magrelas, abraçou a 10 e trouxe para Joinville, juntamente com duas peças de queijo produzidos na serra: demais! Depois, foi fazer a desmontagem, limpeza, regulagem e a remontagem. Nenhum desgaste sério de seus componentes foi notado, e as sapatas de freio ainda são originais. A outra surpresa, com base numa lembrança da discografia dos Titãs, e depois confirmada, foi a capa do cd “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”, lançado em 2001. Com uma capa “noir” bem transada, a ambientação do cenário tem, à esquerda, uma Monark 10 encostada num tambor. Com certeza, foi “A Melhor Bicicleta de Todos os Tempos...”.

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