REVISTA BICICLETA - Monark Crescent 5
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Janeiro / Fevereiro 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 70

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Raridades

Monark Crescent 5

Revista Bicicleta por Valter F. Bustos
13.395 visualizações
22/12/2015
Monark Crescent 5
Foto: Valter F. Bustos

Há pouco mais de um mês eu retornava para casa depois do trabalho e como faço com certa frequência, visitei o Brechó das Antiguidades do amigo Jean, localizado na Avenida Beira Rio, em Joinville.

Já nas proximidades, notei uma bicicleta Speed cuja cor chamara a minha atenção ainda de longe. Realmente, trata-se de uma cor pouco comum para esse tipo de bicicleta, considerado o estilo e sua provável época. Como possuímos várias delas em acervo para recuperação/restauração - nem sempre completas - fico atento aos modelos, principalmente por causa dos componentes e peças. Assim que me aproximei veio a surpresa: uma Monark Crescent 5; bicicleta não muito fácil de ser encontrada por aí.

Temos em acervo a Monark Crescent 10, a Monark 10 e a Monark Crescent 5 Juvenil, aro 22. Esta 27 realmente faltava. Apesar da pintura maltratada pela falta de cuidados e ação do tempo, é original, além de estar completa quanto aos seus componentes: câmbio, trocador de marchas, freios, cubos e avanço do guidão. Mesmo danificadas as decais são da bicicleta, exceto as da marca no tubo inferior do quadro. 

Como eu e o Jean nos conhecemos há muito tempo, ele sabe que qualquer material adquirido em sua loja tem por destino o MuBi. Portanto, o preço é sempre mais em conta. Como ela estava com as rodas soltas e um dos pneus furado, não teve jeito e fui buscá-la de carro. Afinal, é para isso que eles servem. Excepcionalmente, o meu circulou duas vezes naquela semana. Como é de praxe no museu, ela foi para a bancada e teve início o processo de desmontagem completa da bicicleta, seguida pela limpeza e lavagem de todas as peças. As caixas e esferas do movimento central tipo monobloco não apresentavam desgastes ou sulcos; sinal de pouco uso. O conjunto da caixa de direção também não revelou desgastes. O mesmo vale para os cubos dianteiro e traseiro, ambos em boas condições. Devido à oxidação, todos os cabos e conduítes de freios e câmbio foram trocados. 

O grande problema das bicicletas desse período, independente da marca ou fabricante, com raras exceções, é a péssima qualidade da cromação. Não fosse isso, seu aspecto geral seria bem melhor. Como respeitamos a política de gestão de acervos e sua manutenção, preservamos ao máximo a originalidade das peças. Logo, a aparência não nos assusta e o nosso foco é a mensagem e a história que o objeto nos traz. Portanto, antes de entrar em exposição e finalizados os ajustes e acabamento (centragem das rodas, regulagem dos freios e câmbio), fomos pedalar com ela na ciclovia existente na frente do museu, uma das poucas na cidade feita apenas com pó de brita compactada. Nessa hora percebemos que valeu o preço e o trabalho, pois se trata de uma bicicleta muito agradável de pedalar, ajudada por uma boa relação de tração para uma bike tipo turismo/passeio na proporção (46) 14 X 17 X 20 X 24 X 30. 

Como a empresa não possuía uma política de lançamento de modelos/ano, são raros os folders e catálogos do período. Quanto a isso, não há muito que se falar apesar de muita boataria depois do surgimento do mercado das antigas nos últimos anos. Conta o excelente trabalho que algumas pessoas estão fazendo com vistas a preservar essas lindezas, para si ou outras pessoas. E a vida segue pedalando. 

Ficha Técnica

Bicicleta Monark Crescent 5, aro 27, modelo esporte/masculino, ano 1978, equipada com cassete de cinco velocidades (14X17X20X24X30), câmbio, trocadores, guias, freios e alavancas de freio Shimano Tourney.

Origem: Brasil

Condição: Original/conservada.

Acervo: MuBi.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados