REVISTA BICICLETA - Monark GranTour IV
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 79

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Raridades

Monark GranTour IV

Revista Bicicleta por Valter F. Bustos
42.979 visualizações
17/12/2013
Monark GranTour IV
Foto: Valter F. Bustos

Em novembro de 2009 eu estava trabalhando em uma das bicicletas do nosso acervo, quando fui chamado para atender uma pessoa que desejava conversar comigo. Era uma tarde muito quente, dessas que são típicas e comuns em Joinville nessa época do ano.

Saí da oficina e, no saguão de entrada do MuBi, encontrei João Alberto, cidadão goiano, a quem fui apresentado. Conversamos um pouco e ele me disse que era pedreiro, e que recebera uma bicicleta como parte do pagamento de um serviço que ele realizava numa casa em um bairro próximo ao museu. Como estava em seus planos retornar para Goiás, ele pretendia vender a bicicleta e, por ela ser diferente, resolveu nos procurar.

Como ele não estava com ela, combinamos nos encontrar no dia seguinte no mesmo horário. Pedi uma breve descrição da bicicleta, a qual João Alberto dissera ser uma Monark diferente, com paralamas e bagageiros cromados. Logo imaginei uma “Série Prata”, que seria a mais aproximada do que ele descrevera.

No dia seguinte, aconteceu uma grata surpresa: tratava-se de uma “Monark Gran Tour IV” – Série Prata. Sem dúvida, um modelo bastante raro, e seu excelente estado de conservação revelava uma bicicleta com pouco uso, o que se confirmou quando ela foi preparada para entrar em exposição.  

Ficha Técnica: Bicicleta Monark “Gran Turismo IV”, aro 26, quadro masculino, ano 1980, equipada com câmbio Shimano-Skay Lark de quatro velocidades. Condição: Original/conservada. Acervo: MuBi.

Esse modelo, assim como a “Peri” da Caloi, vieram para concorrer com a Peugeot Turismo III, que devido às suas excelentes qualidades e preço, começava a conquistar a preferência do mercado consumidor. A “Gran Tour” da Monark era a bicicleta que mais se aproximava da Peugeot quanto ao acabamento, enquanto a “Peri” era o “patinho feio” entre as três. A “Turismo III” e a “Gran Tour” brilhavam com seus paralamas, aros e bagageiros cromados, a “Peri” era apenas prateada e com dois filetes pretos em cada paralama (um de cada lado); além de possuir a rodagem dianteira e traseira nos tamanho 26 X 1.3/8, ou seja, pneus baixos e finos.

Peugeot e Monark vinham montadas com pneus 26 X 1.1/2 X 1.3/4, meio balão, mais macios e confortáveis para longos passeios ou uso urbano.  A qualidade geral da Gran Tour IV sempre foi boa, principalmente nos acabamentos cromados. Um pouco fora dos padrões usuais está a alavanca de acionamento do câmbio Shimano Skay Lark, colocado quase no meio do tubo superior do quadro, sem prejuízo no seu funcionamento. Trata-se de um modelo quase clássico que remonta a linha das bicicletas de turismo dos anos 50. O grafismo quase espartano, aplicado sobre o quadro e garfo do modelo, fornecem um discreto charme a essa bicicleta.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
1 comentário.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Cássia Martins

09/03/2014 às 18:26

muito bacana esta Monark....tenho uma igual...estava vendo as fotos de vcs...e vi que a única coisa q falta na minha....é o farol com dinamo....
tenho tbm a Peugeot turismo só que não esta inteira como a Monark gran tur lV..
valeu pelas fotos....
Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados