REVISTA BICICLETA - Mulheres no pedal
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 75

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Grupo de Pedal

Mulheres no pedal

Cresce, em todo o país, iniciativas de promoção da bicicleta para o público feminino. Elas estão criando grupos específicos para pedalarem juntas e incentivarem outras mulheres a pedalar, e também organizam viagens e eventos ciclísticos que colocam a mulherada em cima da bike.

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
13.051 visualizações
04/09/2015
Mulheres no pedal
Foto: Divulgação

Na prática do ciclismo, os homens são a maioria. Mas você sabe como é, de tanto ver o marido sair animado para os pedais de cada semana, a mulher começa a se empolgar com a ideia, convida a esposa do amigo do marido e... Lá se vão elas para um pedal, acompanhadas de outras tantas que assim redescobriram a bicicleta.

Grupos de pedal feminino surgem a cada instante por todos os recantos brasileiros. Aí pertinho da sua casa você já viu ou em breve verá passar uma comitiva cor-de-rosa sobre rodas. Os grupos de pedal estimulam as mulheres a conquistarem liberdade e autonomia, características que depois se refletem em outros âmbitos de suas vidas. Em especial, os grupos aumentam sensivelmente a segurança delas na hora de encarar os percursos de bicicleta na cidade ou no interior. 

Enquanto o exercício lhes ajuda a manter a forma, a companhia distrai e faz nascer amizades. São conversas leves ou profundas, experiências trocadas, ideias compartilhadas, tudo com a leveza e a diversão de um passeio que deixa quilômetros para trás a rotina diária.

Há vários exemplos de grupos de pedal e eventos específicos para o público feminino. Um deles vem da cidade catarinense de Rio do Sul. Trata-se do Cabelos ao Vento, um grupo exclusivamente feminino que está completando dois anos e conta com cerca de 140 participantes. Andreia Martins é uma das oito idealizadores que estão à frente do grupo e organizam os eventos. Segundo ela, “o objetivo principal do grupo é incentivar mulheres a descobrirem o prazer de pedalar, fazer novas amizades, desenvolver o espírito de aventura, promover saúde, combater o sedentarismo, trazer mais qualidade de vida e conhecer novos lugares de bike, pois a região é riquíssima em paisagem com trajetos maravilhosos para pedalar”.

No mês de maio o grupo realizou a Bikerronada Cabelos ao Vento. Um dos motivos para a escolha da data foi acompanhar o movimento Maio Amarelo, que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Segundo Andreia, “o grupo apoia o movimento para conscientizar os motoristas que mantenham uma distância segura ao ultrapassar ciclistas, e que os ciclistas também respeitem as leis de trânsito. Nossa ação também propõe uma reflexão da sociedade sobre o que significa a bicicleta dentro do atual conceito de mobilidade urbana”.

A ideia de fazer um pedal com macarronada surgiu a partir de uma das reuniões do grupo e, além da referência ao Maio Amarelo, teve como objetivo promover uma interação recreacional. “Sentimos a necessidade de fazer algo diferente, propiciar um momento de lazer aliado ao prazer de pedalar. Unir várias tribos do pedal da região num momento diferente, que não fosse apenas pedalar, e que seus familiares também pudessem participar. Acreditamos na ideia, corremos atrás para fazer um evento que fosse diferente e, pelos comentários e elogios que recebemos no dia do evento e nas redes sociais, podemos afirmar que foi um sucesso”, afirmou ela.

Enquanto elas já pensam na segunda edição do Bikerronada para o ano que vem, pedalando por aí, cabe-nos admirá-las por terem a iniciativa de fomentar o uso da bicicleta e atrair mais mulheres ao pedal. Se há algum tempo era difícil vê-las juntas sobre a bicicleta, atualmente elas são uma minoria não tão pequena assim...

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados