REVISTA BICICLETA - Musas da Urbanidade - A bicicleta como inspiração no cenário urbano
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Janeiro / Fevereiro 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 70

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Cycle Chic

Musas da Urbanidade - A bicicleta como inspiração no cenário urbano

Elas deslizam elegantemente. Cortam o vento com graça e sutileza. Quando descansam, adornam. Quando em movimento, transformam. Elas são o movimento. Movimento que traz cor. Traz fluidez. Movimento que transforma paisagens. Que faz do cenário de concreto um espaço mais humano. Elas relembram e fortalecem o melhor de ser humano. Embalam viagens, sonhos e encontros. Provocam aproximações, sorrisos, beijos. Conectam os apaixonados pela liberdade. As Musas da Urbanidade resgatam o sentido do coletivo. Aquela conectividade humana, linda e social. Aquela do sorriso recíproco nas ruas, do aceno, da gentileza. As Musas exibem a beleza leve, que envolve, que desperta, que liberta e que ciclicamente inspira.

Por Revista Bicicleta
2.729 visualizações
29/03/2016
Musas da Urbanidade - A bicicleta como inspiração no cenário urbano

Era uma vez uma menina que adorava fotografar. Levava a câmera para todos os lados. Não havia momento, desde a sua adolescência que não estivesse registrando tudo. Economizar pra comprar os rolos de filmes e encher os álbuns com as fotos impressas era de praxe. A mesma menina aprendeu a viajar e a desbravar horizontes que nunca imaginou. Terra, água e ar. Pra que fronteiras quanto se tem uma câmera fotográfica e uma bicicleta?

Mas não bastava ter somente a fantástica máquina de registro. As lentes precisavam de uma diretriz, a paixão; de uma motivação, um reencontro e... de uma inspiração, a bicicleta. E foi a partir dessa inquietude que o Musas da Urbanidade, a coletânea fotográfica das cenas urbanas europeias entrelaçadas com a bicicleta, foi tomando forma. Primeiro:

A paixão

Viajar e se mesclar com as culturas alheias sempre foi meu oxigênio. Os aprendizados, as superações, as descobertas e os laços construídos em uma viagem são tesouros para uma vida toda. E eu senti que essa seria uma viagem diferente. O que me leva a contar da…

Motivação

Após mais de 20 anos de trabalho, com os últimos 10 em uma crescente profissional bem sucedida, chegava o momento de dar um touch no pause. A inserção da bicicleta na minha rotina - sim, vou trabalhar, fazer mercado, feira, ao cinema e tudo mais de bicicleta -  já havia se dado há uns três anos. A sensação de “falta algo no final do dia” gerava uma angústia que não sabia explicar, apesar da gratidão diante de todas as conquistas profissionais e pessoais. Era hora do reencontro comigo mesma.

A inspiração

Jamais cansarei de repetir que pedalar mudou realmente a minha vida. Que me fez mais saudável, mais alegre, mais sorridente, mais sociável, mais disposta e até mais bonita [risos]. E a magrela combinou perfeitamente com a minha alma livre. Na verdade, o combo de liberdade que pedalar me proporciona é imbatível: ir e vir a qualquer momento só depende de mim e com direito a vento no rosto.

E, assim, nasceu o Musas da Urbanidade. Uma viagem. Um reencontro. Vários encontros. Mil inspirações. Foi esse o tom da exposição fotográfica, um registro das cenas urbanas europeias embelezadas pela mobilidade e vida com a bicicleta. A vernissage, em São Paulo, foi marcada por uma programação de mesas de bate-papo com ciclistas experientes, fotógrafos, empreendedores e empresários atuantes no ciclismo urbano.

Os cliques do Musas foram feitos em Berlim, Copenhagen e Estocolmo, cidades que são referência em mobilidade urbana com a bicicleta e que eu escolhi com o objetivo de observar como a bicicleta muda a estética urbana nas cidades mais maduras com relação ao seu uso. Preferi ter um olhar especial mais feminino, pois acredito que a relação das mulheres com a bici é algo libertador e belo, e que temos que inspirar cada vez mais o uso da bici nas cidade, em especial, por mulheres.

A viagem continuou no lançamento da exposição que contou com quatro mesas temáticas de bate-papos em torno do ciclismo urbano, como beleza, moda, empoderamento feminino, cicloviagens, empreendedorismo, tecnologia e tendências. A ideia foi fomentar a discussão sobre o mercado do ciclismo urbano e suas tendências, sobre os aprendizados e cuidados diários que a mulher, em especial, e todos adquirem quando inserem a bicicleta como transporte diário. Quanto mais se compartilhar o que se aprende, mais se inspira outras pessoas a pedalar.

 

 A programação contou com:

  • Papo “Inspiração de rosto, corpo e alma”

   Mediação: Naiara Lima, Pedal Glamour (@pedalglamour)

   Participantes: Camila Silveira, da Velô (@veloclothing), e Alexandre Manisck, da Beauty Bike (@beautybikebr).

  • Papo “Tendências no Ciclismo Urbano”, um olhar a partir da Eurobike, maior feira de ciclismo da atualidade. Celso Pinto, fundador da Velosophy.
  • Papo “Os desafios dos mais de 5.000 km da North Sea Cycle Road”

Raquel Jorge, ciclista que pedalou sozinha a rota.

  • T(alk) A(bout) B(ike) Empreendedorismo, inovação, tecnologia e ciclismo

Mediação: Adelaide Teixeira e Cris Duarte, do Criativo Pedalando.

Participantes: Renato Santos (Thinking Insight), Adriana Marmo (Jornalista), André Moral (Bike Tour SP) e Gabriel Arcon (e-moving)

Entre os testemunhos de superação e coragem da Raquel Jorge sobre seus milhares de quilômetros sozinha da North Sea Cycle Road, a visão otimista do Celso Pinto sobre o crescimento do mercado do ciclismo urbano brasileiro, o consenso da importância da mulher na evolução da mobilidade urbana reforçados por Naiara Lima, Camila Silveira e Alexandre Manisck, a certeza de que a inspiração vem de todos nós. E ela vem de bicicleta!

 

Ficha Técnica

A peças fotográficas da exposição Musas da Urbanidade podem ser adquiridas nos sites:

Brasil: www.velosophy.com.br

Brasil e exterior: www.society6.com/bichicleta

Sob encomenda: www.facebook.com/NaBichicletaDaRe, https://instagram.com/bichicleta/ ou por telefone (11) 9.9299-3336.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados