REVISTA BICICLETA - O melhor sapato para pedalar
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 77

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Cycle Chic

O melhor sapato para pedalar

Revista Bicicleta por Gil Sotero
647 visualizações
19/09/2017
O melhor sapato para pedalar
Foto: Gil Sotero

Um amigo postou um meme engraçado em que um ciclista usa uma sapatilha (dessas clipadas) e acaba caindo por não conseguir se desclipar. O tombo foi hilário e aparentemente não rendeu machucado! Eu uso firma-pé e quase caí no início enquanto tentava aprender a encaixar os sapatos. Fiquei refletindo sobre isso. Que tipo de calçado seria o mais interessante para pedalar? Bem, para começar não vou dar aqui uma lista de sapatilhas e outros sapatos específicos para esportes. Sou um ciclista commuter (que usa a bike como meio de transporte apenas) e o que importa é o meu destino. Então, essa conversa é com você que também usa a bicicleta para ir ao trabalho, escola, faculdade, compromissos sociais do dia a dia.

A bicicleta é um veículo relativamente simples. Quando pego a minha e vou a algum lugar não uso nada especial. Tudo o que preciso é pedalar! Gosto de adaptações que não alterem minha essência. Há um tempo resolvi trocar os cadarços do meu sapato social por um elástico que se assemelha a cadarço. Não fico preocupado em amarrá-los caso desatem e já não corro o risco de enroscarem no pedivela prendendo meus pés (isso já aconteceu comigo, mas não caí pois vi a tempo).

Ademais, minha experiência pelo menos desde 2013 fotografando o que os ciclistas commuter usam nos pés em seus deslocamentos rendeu, além das imagens, notas importantes que quero compartilhar com vocês:

  1. Sapato com solado de couro escorrega no pedal de plástico. Por ser liso a sola de couro passa reto por pedais de plásticos, como os que vêm em bicicletas dobráveis. Então, para não ter uma nova marquinha na canela, evite-os usar juntos. (Há um macete que aprendi para evitar isso, mas será tema de outro artigo).
  2. Firma-pé pode destruir seu papatinho novo em menos de um mês. A vida útil de um sapato pode ser reduzida pelo firma-pé que no movimento marca qualquer calçado.
  3. Tênis de corrida com solado pouco emborrachado também escorrega no pedal de plástico. Eu noto que, entre os meus alunos do Bike Anjo, os que vão com esse tipo de tênis demoram a adquirir segurança nos pedais. Há tênis que são feitos mesmo é para correr e caminhar sem sentir o chão.
  4. Botas de cano alto são ótimas para usar naquelas bicicletas com pedais “mordedores”. Aqueles pedais que você pedala e quando se dá conta falta um pedacinho da pele de sua canela (rs). A razão é simples; a bota protege.
  5. Sapatos e tênis baixos com solados emborrachados são ótimos para pedalar na maioria dos pedais, com destaque para os tipos All Star que possuem base forte e mesmo nas bikes fixas levam bem o tranco dos firma-pés. Eles ficam com aparência de velhos logo, mas acho que é o charme desses tipos de tênis.
  6. Nos dias de chuva a sandália pode ser a verdadeira salvadora enquanto seus sapatos e meias seguem sequinhos na mochila.
  7. Pedalar de salto pode ser tenso pelo solado e não pelo salto (pelas mesmas razões da nota 1). Aliás, o salto já deixa o pé no jeito das paradas em semáforos e cruzamentos em que precisamos dar um tempo. Experiência de quem pedalou por cinco horas no “Bloco da Bicicletinha – edição drag race” usando salto.

Será que deu para entender qual é o melhor calçado para pedalar? Provavelmente você já o tem. Simplicidade é a elegância.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados