O conhecimento de ferramental, principalmente no que tange a qualidade final do serviço executado, deve ser sempre uma das metas de qualquer mecânico, seja profissional ou amador. Afinal a evolução sobre duas rodas tem passado pela incorporação de novas tecnologias em processos e pela adição de materiais nobres como o titânio e a fibra de carbono, outrora inacessíveis. Desta forma estes materiais, devido as suas características físicas e propriedades mecânicas necessitam de ajustes de torque precisos. É comum nas bicicletas e componentes high end o torque mínimo e máximo vir estampado na peça.
O torquímetro serve portanto para aplicar o torque de aperto ou momento-força correto em cada componente da bicicleta, apesar de ser traduzido erroneamente como apenas “força” este “aperto” está também relacionado com o giro de uma manivela, seu comprimento e distâncias entre o ponto de apoio e o ponto de realização do esforço. As unidades de medidas mais utilizadas no controle do Torque são: N-m ( newtons- metro) pertencente ao sistema métrico e o In-lbf (libra força por polegada) pertencente ao sistema inglês.
Caso o torque esteja fora dos padrões estabelecidos pela engenharia do componente corre-se o risco tanto pelo excesso ou pela falta do aperto, podendo ocasionar a quebra, trinca ou mesmo folga.
Existem três tipos principais de torquímetros:
O usuário define por meio de um botão de ajuste o torque desejado. Ao aplicar a força na ferramenta esta vai através de um sistema mecânico interno acumulando pressão em uma mola. Quando atinge o ponto programado, um estalido e uma movimentação lateral avisam o usuário que o torque foi alcançado.
O usuário vai acompanhando em uma espécie de régua acoplada ao braço da ferramenta o aumento gradativo do torque e quando atinge o ponto pretendido simplesmente o mecânico deixa de aplicar a força na ferramenta.
Neste tipo de ferramenta, o mecânico programa o torque desejado, inclusive em unidades de medida diferentes caso deseje. Executa o movimento e aguarda o sinal sonoro tipo “bip” que será emitido ao alcançar o ponto desejado, cessando o movimento.
Todos os torquímetros, com o uso podem sofrer variações e por serem ferramentas de precisão necessitam de aferição constante do sistema. Existem laboratórios especializados nesta verificação e na recalibragem de ferramentas. Recomenda-se “zerar” os torquímetros de estalo após o uso para garantir por mais tempo a calibragem do sistema.
Um bom trabalho a todos!