REVISTA BICICLETA - Que tal de bike?
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 78

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Cicloturismo

Que tal de bike?

Já publicamos artigos sobre a tendência de hotéis oferecerem bicicletas aos seus hóspedes. Mais um exemplo desta tendência é a iniciativa da Rede de Hotéis Dall’Onder, que desde novembro incentiva os visitantes a conhecer roteiros culturais pelo interior da Serra Gaúcha de bicicleta. “Que tal de bike?” é o nome da campanha que engloba roteiros com diferentes formatos e níveis de dificuldade, com pedaladas de 3 h a 8 h de duração. O projeto é fruto da parceria entre a rede hoteleira e a agência de cicloviagens Caminhos do Sertão Cicloturismo. Todos os roteiros terminam com visitação e degustação dos melhores rótulos dentre as melhores vinícolas da região.

Revista Bicicleta por Valter F. Bustos
33.226 visualizações
20/02/2015
Que tal de bike?
Foto: Jonatha Junge

Um misto de emoção, encantamento e prazer tomam conta de nosso corpo, e as melhores sensações - aquelas escondidas- emergem de nosso ser diante da exuberância da natureza presente nas cores, cheiros, e aromas no Vale dos Vinhedos na encantadora cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Melhor ainda é poder usufruir desse roteiro e suas atrações pedalando uma bicicleta com brisa fresca e um cheiro de uva no ar. Você também terá como opção uma e-bike caso não esteja no melhor momento de seu condicionamento físico; sem dúvida, uma opção inteligente para quem está realmente a fim de não perder essa aventura na Serra Gaúcha.  

Na verdade, desde o dia 26 de novembro, depois de meses de trabalho, a rede de Hotéis Dall`Onder, com assessoria do pessoal da “Caminhos do Sertão - Cicloturismo” de Florianópolis, viabilizou esse mega projeto, disponível aos interessados o ano inteiro. São quatro opções de roteiros que podem ser feitos de forma programada, cada um com diferentes graus de extensão e dificuldades. São eles: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Rota do Sabor e Vale do Rio das Antas. O tempo de duração varia de 3 h a 8 h, e os percursos são de 10 a 30 km. Outro fator que agrega a qualquer dos percursos é o forte conteúdo histórico e arquitetônico das moradas, igrejas e dos 60 capitéis presentes na região. Os capitéis são pequenos mausoléus em forma de igrejas, que eram construídos pelas famílias em agradecimento por uma graça alcançada, fosse uma boa colheita, a cura de uma doença e, claro, por um bom casamento. 

Tudo é pitoresco e não faltam boas estórias. Em todos os passeios são feitas paradas para descanso e degustação. Eles podem ser feitos com qualquer número de pessoas. O projeto iniciou com 20 bicicletas MTB importadas, além de duas excelentes “e-bikes”. Para quem preferir as bicicletas elétricas existe um custo maior, o que é perfeitamente compreensível devido ao custo do equipamento. Ademais, houve um cuidado especial da equipe do Dall`Onder quanto a escolha dos produtos no sentido de oferecer conforto e segurança aos seus clientes. Não se trata de uma experiência, mas um produto de turismo que faz parte da grade de atrações do hotel para seus clientes. O hotel está certificado como o primeiro “hotel bike do Brasil”. 

Tudo é “novo em folha” (bicicletas, capacetes, luvas, assessórios). As saídas são acompanhadas por guias ou condutores sempre em número compatível com o grupo, carro de apoio com água, frutas, sanduíches, além de completo material para o atendimento de primeiros socorros, adquiridos diretamente do Corpo de Bombeiros do governo do estado. O Vale dos Vinhedos oferece algumas pérolas aos visitantes, entre elas, uma visita à Cantina Strapazzoni onde foi filmado o filme O Quatrilho, cuja casa utilizada na filmografia permanece intacta. Em qualquer das propriedades a recepção é amiga e calorosa regada a bons vinhos, queijos, sucos, geleias e salames. Para os apreciadores de vinhos com rótulos especiais, existem algumas caves na região que têm guardadas algumas especialidades oriundas de safras muito glamorosas quanto à qualidade das uvas. Mestres, não faltam. Gente simples que conhece muito da arte de produzir excelentes vinhos. Lá você aprende que um bom vinho não custa caro, e o que manda é o seu paladar, aquele que te agrada. A combinação não poderia ser melhor ao unir sensações tão especiais. A emoção de pedalar com o encantamento dos parreirais carregados de uvas, finalizado com uma ou mais taças de vinho. Como tudo isso acaba? Ao delicioso som do “tim...tim”. 

Resumo dos Roteiros

1. Caminhos de Pedra
FORMATO 1 - REDUZIDO 
Duração: 3 horas | dificuldade: 1 (fácil)
Distância: 10 km | subida: 150 m + descida: 150 m
FORMATO 2 - COMPLETO VINHOS DE MONTANHA 
Duração: 6 horas | dificuldade 3 (médio)
Distância: 20 km | subida: 500 m + descida: 350 m
FORMATO 3 - COMPLETO A PARTIR DO HOTEL
Duração: 8 horas | dificuldade 4 (médio)
Distância: 29 km | subida: 650 m + descida: 600 m
PRINCIPAIS ATRATIVOS: Casa do Tomate, Salumeria, Vinícola Strapazzon, Casa da Ovelha, Casa Vanni, Casa da Tecelagem, Casa da Erva Mate, Vinícola Cave Geisse e Vinícola Lovara.

2. Vale dos Vinhedos
FORMATO 1 - MONTE BELO DO SUL 
Duração: 8 horas | dificuldade: 4 (médio)
Distância: 27 km | subida: 800 m + descida: 700 m
FORMATO 2 - REDUZIDO
Duração: 4 horas | dificuldade 2 (fácil)
Distância: 12 km | subida: 300 m + descida: 200 m
PRINCIPAIS ATRATIVOS: Cogumelos da Serra, Vinícola Marco Luigi, Vinhos Larentis , Vivatto Parque, Barcarola, Vinícola Pizzato, Famiglia Tasca, Divino Café, Prefeitura Monte Belo do Sul e Vinícola Miolo.

3. Estrada do Sabor
FORMATO 1 - REDUZIDO 
Duração: 4 horas |  dificuldade: 2 (fácil)
Distância: 17 km  |  subida: 350 m  + descida: 380 m
FORMATO 2 - COMPLETO 
Duração: 8 horas | dificuldade 3/4 (médio)
Distância: 31 km  | subida: 730 m + descida: 680 m
PRINCIPAIS ATRATIVOS: Vinícola Don Laurindo, Família Mariani, Família Vaccaro, Osteria Della Colombina e Vinhos Betu.

4. Vale do Rio das Antas
FORMATO 1 - COMPLETO
Duração: 8 horas | dificuldade: 5 (difícil)
Distância: 28 km  | subida: 780m + descida: 760 m
PRINCIPAIS ATRATIVOS: Nova Roma do Sul, Represa, Rio das Antas, Ponte de Ferro, Pinto Bandeira, Vinícola Valmarino e Vinícola Cave Geisse.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados