REVISTA BICICLETA - Quinze dias em Ashland - EUA
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 75

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Entenda Melhor

Quinze dias em Ashland - EUA

Conheça um pouco sobre a cidade de Ashland, em Oregon – EUA, onde permaneci por quinze dias para um curso de construção artesanal de quadros de bicicletas.

Revista Bicicleta por Ronaldo Huhm
36.075 visualizações
24/11/2013
Quinze dias em Ashland - EUA
Foto: Ronaldo Huhm

Ashland é uma pequena cidade ao sul do Oregon – USA, com pouco mais de 25 mil habitantes, no condado de Jackson.

A viagem foi longa e cansativa, mas a recompensa vem logo nos primeiros minutos, paisagens com montanhas incríveis, gente hospitaleira, boa comida e um clima (em maio) muito gostoso, temperado.

A cidade possui bons hábitos: se você visitá-la e por qualquer motivo não levar sua bike, é possível alugar uma de sua preferência por um preço honesto. Você também consegue comida saudável. Aquela lanchonete do “M” amarelo, por exemplo, faliu em Ashland por falta de clientes.

Em Ashland, o uso da bicicleta está muito relacionado ao dia-a-dia dos moradores. Tarefas como fazer compras, ir à escola ou ao trabalho são facilmente feitas em bicicleta devido à boa estrutura que a pequena cidade possui, como as ciclovias ao canto da via. Além disso, o povo respeita a bicicleta.

A estrutura não se limita às ciclovias: existem também estações públicas de reparo para bikes com cavalete, bombas e ferramentas para reparo no meio da praça principal da cidade.

No trânsito, a preferência é sempre do menor. Em um cruzamento, se você estiver de bicicleta o carro sempre para. Vou me limitar a contar a experiência sem fazer comparações com o Brasil, pois seria irreal qualquer comparação.

As bikes estão por toda a parte, inclusive nos carros. As pessoas têm vans, motorhomes e até kombis com um rack e a bike lá à disposição!

Existe também uma cooperativa de alimentos, a Co-Op, que recebe algumas entregas de agricultores que levam os produtos nas suas bikes com uns caixotes na garupa.

Ao subir a montanha pedalando você se depara com diversos ciclistas de todas as idades e trilhas para todo o tipo de bicicleta: DH, AM, XC e até Ciclocross. As trilhas são super limpas e sinalizadas, simplesmente perfeitas e muito fáceis de rodar.

Mas nem só de trilhas vive o homem e estando em Ashland, você pode pegar a sua bike e sair para jantar num dos diversos e aconchegantes restaurantes. Ótimos cafés também estão espalhados por toda cidade e uma coisa em comum para todos os estabelecimentos é o local apropriado para parar as bikes.

Como a cidade é pequena você cruza ela toda em bicicleta em menos de uma hora e 100% em ciclovias, mas preste atenção: você pode ser multado em 200 dólares se for pego cruzando o farol vermelho seja a pé ou de bike, portanto, atenção ao semáforo.

Outra coisa muito bacana são as mães com aquelas bikes "família", onde a mulher pedala com duas ou até três crianças na bike, às vezes com um trailer preso à bike.

Em Ashland existem três lojas de bicicleta que não são as mais sofisticadas do mundo, porém, contam com uma gama muito grande de produtos, e os atendentes são muito solícitos, sempre dispostos a ajudar.

O Oregon possui uma tradição muito forte nas microcervejarias e para quem aprecia uma boa cerveja, com certeza esse é o local ideal para se provar uma ótima seleção para todos os gostos e bolsos.

Todo o tempo me dividi entre tentar conhecer a cidade e me dedicar ao curso que foi muito intenso, mas recompensador ao ver o resultado que foi a finalização de um quadro de bicicleta feito por mim, personalizado com as minhas medidas. O processo de construção do quadro até a montagem da bike você vai verá em outro post.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados