REVISTA BICICLETA - Região dos Lagos
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Março / Abril 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 71

Assine

Revista Física
Revista Virtual



+bicicleta - Roteiros - Brasil - Sudeste

Região dos Lagos

A Região dos Lagos, também conhecida como Região Costa do Sol do Rio de Janeiro e seus encantos são um convite a usar a bicicleta para conhecê-la em um fim de semana. Você vai amar esse lugar!

Revista Bicicleta por Marcos Fróes
2.141 visualizações
24/08/2016
Região dos Lagos
Trilhas para as praias de Arraial do Cabo
Foto: Miguel Angelo

Tratar a pedalada como uma brincadeira é 9. Fazer uma pedalada na Região dos Lagos é 10. A Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, também chamada de Região Costa do Sol, está distante aproximadamente 156 km da cidade do Rio de Janeiro, se nos referirmos à principal cidade que é Cabo Frio.

Não faltam argumentos para justificar a importância de você começar a planejar uma pedalada neste pedaço do paraíso. É importante você saber que:

  • São sete cidades que fazem parte da Região dos Lagos: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema e Iguaba Grande;
  • A experiência de pedalar por lá é sensacional pelo fato de as cidades serem próximas umas das outras, no total elas somam mais de 100 km de litoral;
  • As cidades que têm maior destaque para o veraneio e turismo são Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. Nessa região, você pode se hospedar em bons hotéis ou escolher algum hostel.

É possível aproveitar uma folga e realizar um bom roteiro de bike para conhecer melhor a região. Acompanhe algumas dicas.

Dica 1 - Realize a sua primeira hospedagem em Arraial do Cabo

Logo na chegada a Arraial do Cabo você conhecerá uma praia chamada “Prainha”, que é muito bonita. Mas distante poucos quilômetros dali do centro da pequena cidade está outra praia com o nome de “As Prainhas”, que é a mais bonita entre todas as praias da região. Depois de conhecê-la, tenho certeza de que você dirá o mesmo. O acesso é feito por estradinha de pedra e depois é terra até a praia, que fica bem isolada de todo o movimento urbano;

Final de tarde em Arraial do Cabo é demais mesmo. Comprove isto na Praia Grande, o cenário é encantador. É o melhor pôr do sol da Região dos Lagos. Pode ser um momento inesquecível!

Dica 2 - Faça sua segunda hospedagem em Cabo Frio

Cabo Frio está a aproximadamente 12 km de Arraial do Cabo. Em Cabo Frio, é possível pegar uma estrada asfaltada com ciclofaixa até próximo à Praia das Conchas, e o restante do caminho até a praia é percorrido por um trecho curto de estrada de chão. Ao lado desta praia está outra praia, a do Peró. As duas praias são muito bonitas. O percurso do centro até essas praias é de aproximadamente 7 km.

Próximo da Praia das Conchas está a Ilha do Japonês, acessível também por uma trilha. A fantástica ilha permite um momento de reflexão aproveitando toda a vista para a natureza ao redor do Parque Estadual Costa do Sol. A Ilha do Japonês está no início do Canal de Cabo Frio. É assim: de um lado a Ilha do Japonês e do outro o Forte São Mateus no início do canal, uma área belíssima e importante com vista também para a cidade. O mais legal desse lugar é que dá de atravessar para a ilha durante a manhã com a água na altura do joelho, mas acompanhado da bicicleta é ideal que retorne até às 11 horas da manhã porque a maré começa a subir. Você pode visitar a Ilha do Japonês pela manhã e a Praia das Conchas à tarde.

Na orla de Cabo Frio, a Praia do Forte é o forte. No verão fica extremamente lotada, mas até no inverno a praia está cheia de turistas aproveitando os poucos momentos de sol. É linda demais!

Nas quintas-feiras na região acontece o Bike Night Cabo Frio, “o maior passeio ciclístico semanal do interior do estado do Rio de Janeiro”. Centenas de ciclistas de todos os grupos da região participam e invadem as ruas nas noites de quinta, é muito bacana. Eles se reúnem para incentivar o uso da bicicleta e até mesmo para reivindicar melhorias no trânsito e solicitar mais ciclovias na região turística. Cabo Frio é uma cidade histórica e encantadora que recentemente completou 400 anos.

Dica 3 - Faça a sua terceira hospedagem em Búzios

Búzios está a aproximadamente 24 km de Cabo Frio, e é famosa por sua quantidade de praias paradisíacas e pela invasão de argentinos de boa condição econômica que vieram para o Brasil após uma grave crise econômica em seu país. Destaco três praias que são bem visitadas: Geribá, Ferradura, e Azeda e Azedinha. As praias de Azeda e Azedinha são separadas apenas por uma ponta de pedra dentro da praia e são acessíveis pelo mesmo caminho, na verdade, uma única praia. Começar por Búzios é interessante para ganhar um astral legal em suas praias, tanto de águas mornas como também de águas geladas.

Observações

É possível você curtir esse roteiro todo em três dias de pedalada. Um final de semana! Aproveite tudo, tudo mesmo. Se preferir, inverta a ordem das dicas e faça o caminho contrário.

Em todas as três cidades há passeios de escuna diariamente. Para quem tem poucos dias, fazer esse tipo de passeio é válido pelo fato de visitar as praias da região. O passeio mais divertido e prazeroso é o de Arraial do Cabo com saída na Praia dos Anjos. 

De qualquer maneira, se você fizer esse roteiro uma vez na vida, sentirá vontade de voltar sempre.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados