REVISTA BICICLETA - Tamanho de rodas no MTB por Gary Fisher
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 79

Leia

Revista
Bicicleta



+bicicleta - Curiosidades

Tamanho de rodas no MTB por Gary Fisher

Por Revista Bicicleta
5.722 visualizações
30/09/2017
Tamanho de  rodas no MTB por Gary Fisher
Foto: ©reprodução YouTube

A Trek publicou um interessante vídeo sobre o tamanho de rodas no MTB. Gary Fisher é quem conta, com toda propriedade, sobre a história da qual foi um dos protagonistas. Ele diz: “quando fundamos a empresa chamada Mountain Bikes, em 1979, haviam as rodas de 26 polegadas, e elas estavam facilmente disponíveis. (...) Mesmo a roda de 20 polegadas sendo bem mais leve, a de 26 passava por cima de tudo. Além do mais, era o tamanho óbvio. Naquela época, assinamos a revista British Cycling Weekly, e recebíamos aqueles pequenos informativos. E enquanto folheávamos, nos deparamos com algo e: “uau, quem é esse cara?”. Geoff Apps! Geoff Apps tinha criado uma bike off-road e usou pneus 700c e 650b x 44 mm. Eram fabricadas na Finlândia pela Hakkapeliitta. “Uau, olha isso”. Podia usar um aro 700c ou um aro 650b da Super Champion, um aro em liga leve super bonito. Bem, construímos dez bikes com 700c e cinco bikes com 650b e usamos alguns pneus enviados pelo Geoff Apps.

As bicicletas ficaram ótimas, mas os pneus não eram baratos. Eu teria que cobrar de U$ 100 a U$ 120 no varejo por esse pneu, quando qualquer um poderia entrar em uma loja e comprar um pneu Uniroyal Knobby 26 por apenas U$ 11. Hmm, eu não sabia o que decidir. (...) Mas aí lançaram o aro em liga leve e dissemos: “está bem, a roda de 26 está disponível e funciona muito bem”. E é por isso que decidimos usar a roda de 26 polegadas. Mas sempre mantive a ideia, assim como outros pioneiros originais também mantiveram, que talvez devêssemos tentar usar um aro maior. E isso demorou muito. Foi até o final dos anos 90 para que realmente fizéssemos um pneu. Este primeiro pneu, para um aro 700c, mas com 52 mm, pedi ao pessoal da WTB fazer para mim. Ao Charlie Cunningham daquela empresa, e ao Mark Slate. Falávamos sobre isso há anos, quando eu finalmente disse: “olha, chega de conversa, vamos tentar, vamos ver se funciona”. Então, eles fizeram o pneu, e foi quando começamos nosso grande experimento com o 29er. Será que vai funcionar ou não? Saímos, nos divertimos e testamos. “Ninguém está pedindo por isso, por que deveríamos fazê-lo?” Porque pensamos que poderia funcionar e devemos experimentá-lo e ver se funciona. Podemos comprar um pneu. Podemos criar um pneu que seja totalmente competitivo em todos os aspectos. Este é um excelente borrachão criado por um excelente designer. E adivinha? Por um preço competitivo. Podemos fazer isso. Então, resolvemos toda a polêmica sobre o tamanho do pneu, o que agora, é apenas um debate”.

Assista o vídeo abaixo

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados