REVISTA BICICLETA - Bicicletas elétricas - como e por que incentivá-las
MPRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 85

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Bicicletas elétricas - como e por que incentivá-las

Por Aliança Bike
9.271 visualizações

Bicicletas elétricas - como e por que incentivá-las
Foto: Divulgação

As bicicletas elétricas estão cada dia mais presentes em nossas cidades e este é um movimento que está ocorrendo no mundo todo. O documento apresenta um compilado de questões emergentes e urgentes, organizadas em cinco capítulos, além de um prefácio curtinho e delicioso da Renata Falzoni. Os capítulos são:

1. Notas Conceituais - No abre do documento, pretendemos expor as características das bicicletas elétricas tanto nos aspectos legais, quanto conceituais, e as janelas de oportunidade deste crescente fenômeno no Brasil e no mundo.

2. Relação de motivos (benefícios) - Buscamos listar algumas das principais razões para se incentivar as bicicletas elétricas à luz dos novos paradigmas da mobilidade urbana e do ciclismo. Trata-se de um compilado inicial e exploratório, sem a pretensão de esgotar o tema.

3. Overview pelo mundo -  Nesta etapa buscamos identificar qual é o estado da arte das bicicletas elétricas em outros países, notadamente aqueles sobre os quais temos alguma informação - seja por meio da imprensa e das mídias digitais, seja por papers e artigos acadêmicos.

4. Conclusões preliminares - Ousamos um primeiro exercício de leitura de cenário a partir dos dados secundários coletados. Chamamos de “conclusões preliminares” pois não pretendemos reduzir nosso objeto de pesquisa a um punhado de conclusões. O objetivo deste capítulo foi o de ensaiar um diagrama de incentivo à este meio de transporte a partir das experiências analisadas mundo afora.

5. Como estimular - Por fim, o documento conclui com alguns tópicos estratégicos para o desenvolvimento de políticas públicas (e privadas) para o estímulo ao acesso e ao uso de bicicletas elétricas no Brasil, a partir de experiências internacionais já bem sucedidas e também a partir de uma cuidadosa análise de como o poder público brasileiro emprega algumas políticas para o setor, especialmente as tributárias.

Boa leitura!

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados