REVISTA BICICLETA - Ciclologística: entregas de bicicleta e triciclo no Bom Retiro
MPRO
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 83

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Ciclologística: entregas de bicicleta e triciclo no Bom Retiro

5.306 visualizações

Ciclologística: entregas de bicicleta e triciclo no Bom Retiro
Foto: Alinça Bike / Divulgação

Para se compreender a participação da Ciclologística na Economia da Bicicleta e no bairro do Bom Retiro, a Aliança Bike e o Labmob aplicaram este estudo de caso com o objetivo de se realizar a contagem de estabelecimentos comerciais (atacadistas e varejistas) com entregas feitas por bicicleta dentro de um escopo territorial (distrito do Bom Retiro), caracterizado pelo perfil de subcentro – ou seja, onde haja expressiva concentração de serviços e comércios​.

O estudo de caso do Bom Retiro denota a importância da participação da bicicleta para fins econômicos em um contexto onde a utilização de motocicletas, automóveis e até caminhões poderia aparecer como predominante ou como únicas opções. Portanto, dimensionar a Ciclogística, ou seja, as entregas realizadas através de bicicletas e triciclos, a partir de uma determinada abordagem territorial, pode conferir a oportunidade não apenas de se mapear a utilização da bicicleta para estes fins, mas também a chance de se estimar o quanto este cenário poderia estar afinado com a realidade de outros locais do gênero e, ainda, o potencial desta atividade - seja econômico, social e também para a vitalidade econômica de toda a cidade.

Desta maneira, a aplicação deste estudo apresenta uma abordagem mais quantitativa, levando em conta o método de Entrevista estruturada em todos os estabelecimentos comerciais do distrito do Bom Retiro. A partir da metodologia já desenvolvida pela ONG Transporte Ativo, em 2011, ampliamos e aprofundamos o questionário sobre entregas feitas de bicicleta e triciclo, contemplando novos objetivos específicos.

● Contabilizar número de estabelecimentos por tipo;
● Contabilizar número de veículos por estabelecimento; 
● Contabilizar número de ciclistas-trabalhadores por estabelecimento; 
● Contabilizar número de entregas por dia; 
● Contabilizar número de bicicleta por estabelecimento; 
● Categorizar os tipos de bicicletas utilizadas; 
● Identificar o alcance destas entregas no Bairro - e fora dele; 
● As razões por que os estabelecimentos optaram por este veículo; 
● Os recursos envolvidos nesta atividade econômica. 

Clique aqui para fazer download do relatório final

Clique aqui para a apresentação resumida

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados