REVISTA BICICLETA - Cinquenta Tons de Verde – Gonçalves, Minas Gerais
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Dezembro da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

Desafio dos Rochas
Revista Bicicleta - Edição 69

Assine

Revista Física
Revista Virtual



Notícias

Cinquenta Tons de Verde – Gonçalves, Minas Gerais

399 visualizações

Cinquenta Tons de Verde – Gonçalves, Minas Gerais
Foto: Divulgação

Passando pela cidade de Cambuí a caminho de Gonçalves, município da Serra da Mantiqueira, já fica claro o que virá pela frente, estradas de terra, muito verde e um relevo fortemente acidentado, com poucas áreas planas. Gonçalves é composta por altas montanhas, vales profundos, aflorações rochosas de grande porte, muitos córregos, ribeirões e cachoeiras. Chegando à cidade, principalmente no Refúgio Kalapalo, local onde ficamos hospedados, temse a sensação de voltar no tempo, tamanha é a tranquilidade e o verde exuberante da mata.

O que mais chama atenção em Gonçalves são as áreas preservadas de mata nativa remanescentes da Mata Atlântica com espécies típicas de altitude como araucárias e pinheirodo-paraná. Há também muitas áreas de replantio, bosques, concentrações de eucaliptos e pinheiros além das áreas de cultivo de banana, hortaliças e pastagens para o gado. Viemos a Gonçalves com o objetivo de não ficarmos parados e sim de aproveitar o tempo livre para pedalar o máximo possível, mas o silêncio, o canto das aves, a paisagem encantadora e o clima te atraem para longos momentos de contemplação e relaxamento. O Refúgio Kalapalo, é um espaço simples e confortável dentro da Fazenda Campestre.

Extremamente tranquilo oferece paz e sossego para seus hóspedes. É o local perfeito para quem procura fugir do agito das metrópoles e busca imersão na natureza. Você se sente amparado e protegido neste abrigo de montanha e escola de aventura fundado por Guilherme Cavallari.

No Refúgio Kalapalo você pode, além de se hospedar, participar dos diversos cursos ministrados pelo Cavallari, como mountain biking, treeking, navegação por GPS ou mapas, planejamento e realização de expedições e cicloviagens, entre outros tantos. Com relação ao que viemos fazer, pedalar muito, foi exatamente o que aconteceu, pedalamos todos os dias. Eu que tenho me dedicado mais ao ciclismo de estrada, tive que rever alguns conceitos e hábitos. Até então o “pedalar muito” para o meu condicionamento mental estava relacionado a volume, muita quilometragem, de 100 a 120Km por dia. Logo no primeiro dia de pedal tive que relembrar que o “pedalar muito” é relativo. A prática do mountain biking, principalmente aqui em Gonçalves, percorrer 20 ou 30 quilômetros, pode significar muitas horas e muitos metros de altitude acumulada. Nos dois primeiros dias tive que lidar com o aborrecimento por não conseguir fazer um pedal fluido e focar o meu sentimento no esforço e consequentemente nos ganhos resultantes do mesmo para começar a apreciar e aproveitar cada metro percorrido. Já no terceiro dia de pedal com os conceitos revistos migrei do aborrecimento ao prazer incrível da superação. Cada metro de montanha conquistada recebia ao final uma paisagem simplesmente magnifica. Algumas delas de tirar o folego, nos dois sentidos da palavra! E o bônus de mais de 9mil metros de altitude acumulada no Strava!

Outro ponto alto, além do cume das montanhas, foi o deleite de passar a noite de ano na companhia de Guilherme Cavallari e sua esposa Adriana Braga que nos preparou uma ceia magnifica de linda e saborosa. Ao sabor e aroma incríveis do alimento preparado com tanto carinho e expertise de Adriana, entre um gole e outro de vinho rose, conversamos sobre tudo, mas mais do que falar o grande prazer estava em ouvir as histórias de vida do Cavallari. A sua cultura e forma de expressá-la são mais do que especiais, são únicas

Muito mais que uma simples férias, tive um período de pura imersão nos “cinquenta tons de verde” da natureza, na simplicidade, no esporte e na cultura. Ao Guilherme e a Adriana deixo aqui o meu mais sincero agradecimento e admiração por quem são e pelo que constroem dentro de cada um que tem o privilégio de passar por suas vidas. Me curvo mais uma vez a Mantiqueira que reforçou em mim o sentimento de humildade e reverencia a sua magnitude!

Links

Refúgio Kalapalo

www.kalapalo.com.br

Escola de Pilotagem de Bicicleta

www.ciclofemini.com.br

Vídeos:

https://www.instagram.com/p/BOZdrsChNW3/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOafqYThgFF/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOaf3AYBLMH/?taken-by=ciclofemin

 https://www.instagram.com/p/BOfdT2sBlEr/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOfdJP-BVov/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOfc3wcBBsH/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOmQRJjhx7V/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOqTX4lBZvo/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOqTye0BgPC/?taken-by=ciclofemini

https://www.instagram.com/p/BOwpVMgBbgH/?taken-by=ciclofemini

Fotos

https://www.facebook.com/pg/CiclofeminiEscoladeBicicleta/photos/?tab=album&album_id=1 263864230347568

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Publicidade
Vídeos

 

 

Para fechar o banner, clique aqui ou tecle Esc.

Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados