REVISTA BICICLETA - Conheça as bikelâncias, para atendimentos de emergência
MPRO
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 83

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Conheça as bikelâncias, para atendimentos de emergência

Camboriú (SC) terá bicicletas equipadas para ajudar os bombeiros voluntários no serviço de pré-atendimento de acidentados

Por Mobilize
5.205 visualizações

Conheça as bikelâncias, para atendimentos de emergência
Foto: Divulgação

Balneário Camboriú (SC) será a primeira cidade do país a contar com o sistema de 'bikelância', bicicletas que serão utilizadas pelos bombeiros voluntários no deslocamento para atendimento de vítimas. As bicicletas são preparadas especialmente para realizar atendimento de emergência pré-hospitalar em qualquer lugar do município. Os veículos devem começar a ser utilizados em setembro, até lá os bombeiros voluntários estão passando por treinamentos.

“O modelo das bikelâncias é similar a um utilizado em Londres, porém adaptado à nossa realidade”, explica o comandante dos Bombeiros Voluntários de Balneário Camboriú, Alexandre Vieira. As bicicletas serão utilizadas 24 horas por dia durante toda a semana, em patrulhamentos em dupla onde cada bicicleta carrega materiais diferentes, atuando de maneira conjunta para prestar o atendimento emergencial básico que pode ser requisitado a qualquer momento na cidade.

Também nas ciclovias

Segundo Vieira, além do atendimento emergencial, também será prestado apoio na fiscalização das ciclovias e questões de trânsito, apoio em eventos municipais e atendimento geral ao público para qualquer informação. Até iniciarem atividade, os bombeiros voluntários estarão em treinamentos constantes. Até agora, foram adquiridas duas bikelâncias, das 20 que pretendem estar à disposição nesta temporada, e do total de 50 bicicletas para o ano que vem.

Os bombeiros voluntários de Balneário Camboriú prestam apoio às entidades de segurança do município. O serviço foi criado em 2016, e cada bombeiro dedica seu tempo livre diário voluntariamente, após passar por um curso de formação de 18 meses. Na cidade existem 33 bombeiros voluntários formados e outros 45 em formação. No estado, existem um total de 32 unidades da associação.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados