REVISTA BICICLETA - Henrique Avancini conquista título brasileiro de Mountain Bike XCO Olímpico
MPRO
Sapatilha Berm

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 87

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Henrique Avancini conquista título brasileiro de Mountain Bike XCO Olímpico

Número 2 do mundo fecha com chave de ouro o mês de julho, marcado também por dois pódios em etapas da Copa do Mundo

Por Esporte&Negócio / Christian McCardell
7.928 visualizações

Henrique Avancini conquista título brasileiro de Mountain Bike XCO Olímpico
Foto: Divulgação

Henrique Avancini não para. Depois de conquistar dois pódios nas etapas de julho da Copa do Mundo de Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) e chegar à vice-liderança do ranking mundial, o atleta da Cannondale Factory Racing venceu neste domingo (22) o Campeonato Brasileiro, em Parelheiros, São Paulo. Em diferentes categorias, esse foi o 13º título brasileiro de Avancini. 

"Estou muito feliz de recuperar essa camisa. O ano está sendo especial, mas estava realmente sentindo falta de cruzar a linha de chegada no exterior com a camisa do Brasil.", disse Avancini em entrevista ao canal do MTB90 no Youtube (https://www.youtube.com/mtb90), que transmitiu todo o evento no sábado e domingo. "Ter o privilégio de correr com a bandeira do Brasil no peito é mais do que especial”, completou.

Pouco depois de cruzar a linha de chegada, Avancini comentou sobre a disputa em Parelheiros. "Comecei a ditar o ritmo desde o início da prova, pois estou em boa forma. É um circuito legal porque exige bastante e não nivela por baixo a categoria Elite. Mas é completamente diferente de uma Copa do Mundo. Muda a velocidade média, o jogo de ombros, a altimetria e muitas outras questões, mas a pista realmente ficou com excelente nível para um Campeonato Brasileiro.”

Extremamente dedicado, Avancini lembrou que os últimos resultados são consequência de muito treino. “O trabalho começou há muito tempo - fisicamente, tecnicamente e emocionalmente. Estou em um momento muito bom e consistente. Mas depois de um domingo vem a segunda-feira...e amanhã tenho que trabalhar mais”, disse o campeão, que também comentou a importância do pai em sua carreira. “Ele é um exemplo para mim. Eu sempre o vi ralando muito a vida toda, sempre sem reclamar. Ele sempre me ajudou muito a ficar com os pés no chão. 'Ganhar corrida é fácil, difícil é treinar', ele sempre me disse.’”

A conquista do título brasileiro em Parelheiros coloca o mês de julho de 2018 na história da carreira de Henrique Avancini. No começo do mês, ele ficou em 4º lugar na etapa da Copa do Mundo de Val di Sole, na Itália. Na etapa seguinte, em Andorra, no último final de semana, ele venceu a short track - feito inédito para o Brasil - e conquistou mais um pódio ao terminar novamente em 4º. 

Na Copa do Mundo, Avancini volta a competir na etapa de Mont-Sainte-Anne, no Canadá, dias 11 e 12 de agosto. Nos dias 25 e 26 do mesmo mês, a etapa será em La Bresse, na França. A temporada termina com o Campeonato Mundial de Lenzerheide, na Suíça, de 4 a 9 de setembro. “Agora é equilibrar a carga de treinos com descanso e retomar a disputa da Copa do Mundo".

O Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico), que foi disputado na pista montada no Lar Nossa Senhora Aparecida, em Parelheiros, teve patrocínio da Caloi e reuniu centenas de competidores em 21 provas, desde a categoria infanto-juvenil, 12 – 14 anos (nascidos de 2004 – 2006), até Master D2, para ciclistas acima de 65 anos (nascidos em 1953 e anos anteriores). A organização do Campeonato Brasileiro foi realizada pela Federação Paulista de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo.

Feminino: na Elite feminina, a atleta Viviane Favery, da Cannondale Brasil Racing, terminou em 4º lugar na prova vencida por Jaqueline Mourão.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados