REVISTA BICICLETA - Igor Amorelli disputa o Mundial de Ironman no Havaí neste sábado
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 79

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Igor Amorelli disputa o Mundial de Ironman no Havaí neste sábado

Principal competição mundial de triathlon acontece em Kona reunindo a elite do esporte para o desafio de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida

Por Revista Bicicleta
1.323 visualizações

Igor Amorelli disputa o Mundial de Ironman no Havaí neste sábado
Foto: Romulo Cruz

Pelo quinto ano consecutivo o triatleta Igor Amorelli representará o Brasil no Ironman World Championship, o Mundial de Ironman, que será realizado neste sábado (12), a partir das 13h15 (horário de Brasília), e terá transmissão ao vivo pelo link *https://www.redbull.tv/live/AP-1T4FGYQ7D1W11/ironman. Essa é a 39ª edição da maior prova de triathlon do planeta e para alcançar o olimpo do esporte Igor teve uma temporada bem consistente para confirmar sua vaga no evento. Neste sábado, 59 atletas largam na elite masculina, encarando o percurso de 3.8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida em busca do sonhado título de Homem de Ferro.

Diferente da temporada passada, quando sofreu uma série lesão após uma queda durante um treinamento e acabou confirmando sua vaga nos últimos momentos, em 2017 Igor Amorelli e sua equipe conseguiram fazer um treinamento muito mais planejado. A vaga para Kona foi confirmada ainda em maio com o terceiro lugar no Ironman Brasil, realizado em Florianópolis. “Nossa preparação para Kona foi muito boa. Conseguimos treinar bem e estou contente com a minha forma. Agora é transferir tudo que fizemos para o dia da prova”, analisa Igor.

O triatleta e sua equipe chegaram em Kona há duas semanas e usaram o período final antes da competição para ajustar pequenos detalhes e alinhar a preparação final para o grande dia. “A primeira semana por aqui foi de treinos mais fortes e nesses últimos dias já diminuímos bastante a intensidade. Agora são alguns treinos mais curtos, mais manutenção mesmo e muito cuidado com a alimentação”, afirma.

Apesar de ter conquistado a vaga de maneira mais “tranquila” nesse ano, Igor Amorelli sabe que terá inúmeras dificuldades durante a prova. As dificuldades para conquistar a vaga em 2016 e o abandono na prova devido problemas mecânicos serviram de lição para o catarinense. “O que eu aprendi com tudo que aconteceu no ano passado é que nunca será fácil. A preparação foi muito boa, mas não quer dizer que a prova não será dura. Kona te cobra o tempo inteiro e é preciso lutar até o fim”, analisa.

A temporada de Igor até a classificação para Kona:

Diferente do ano passado, quando conquistou a vaga no corte de agosto, o ano de 2017 foi muito consistente para Igor Amorelli. A estreia na temporada veio com um terceiro lugar no Ironman 70.3 de Buenos Aires. Três semanas depois Igor se via forçado a abandonar o Ironman 70.3 Oceanside, nos Estados Unidos, mas a vitória no Ironman 70.3 Palmas mostrou que ele estava no caminho certo.

Um pódio no Ironman Brasil era o que Igor precisava para garantir matematicamente sua quinta participação em Kona e ele veio com o terceiro lugar na prova de Florianópolis. Com a vaga garantida em maio, Igor conseguiu montar uma sólida preparação visando o Mundial em outubro. Igor ainda competiu no Ironman 70.3 Equador, mas acabou não completando a prova após uma queda no ciclismo.

A prova em Kona:

O ano de 2017 marca a quinta participação de Igor Amorelli no mundial de Ironman. A primeira passagem do catarinense por Kona, em 2013, foi a que lhe rendeu o melhor resultado até hoje: 13º lugar em 8h34min59, sendo que esse é o melhor tempo já obtido por um brasileiro no evento.

O Ironman World Championship começa com a largada da natação na praia de Dig Me Beach, no píer de Kailua. O percurso de quase 3.900 metros é feito em ida e volta ao longo da baía de Kailua. Após a primeira transição os triatletas partem para os 180km de pedal, que começa na Kwakini Highway, uma das principais vias locais, e segue até a subida da Palani Road. De lá os triatletas acessam a Queen K Highway. O retorno do ciclismo, feito também em apenas uma volta, marca um dos momentos de maior dificuldade da competição: a subida de Hawi. Localizado ao noroeste, no meio do Oceano Pacífico, o local exige ao extremo dos competidores, com rajadas de ventos que podem chegar aos 90km/h.

Encerrado o ciclismo, os atletas encaram os 42km da Maratona. Os 16km iniciais são realizados na Alií Drive que dá acesso, novamente, a subida da Palani Road que dá acesso a Queen K Highway. O retorno é feito no Energy Lab, com os atletas seguindo para Palani Road e depois a reta final na Ali´i Drive.

“Cada preparação para Kona é diferente. Posso dizer que treinei muito bem e agora é na hora. Todos que estão largando estão bem treinados e eu espero fazer o meu melhor. Gostaria de agradecer ao apoio de todos. Continuem torcendo e enviando boas energias, pois será uma competição dura. Vamos lutar até o final”, encerra.

Retrospecto de Igor Amorelli na temporada 2017:
Ironman 70.3 Buenos Aires – (12 de março) – 3º colocado
Ironman 70.3 Oceanside (01º de abril) – Não completou
Ironman 70.3 Palmas (23 de abril) - Campeão
Ironman Florianópolis (28 de maio) – 3º colocado
Ironman 70.3 Equador (30 de julho) – Não completou

Retrospecto de Igor Amorelli em Kona:

2013 – 13º lugar – 8h34m59s – Recorde brasileiro em Kona
2014 – 25º lugar – 8h52m37s
2015 – 33º lugar – 9h34m17s
2016 – Não completou
 
Igor Amorelli conta com os patrocínios da CPH Brasil, Mizuno, Red Bull, Woom e Argon18 e com o apoio da Oakley, Zipp, XTerra Wetsuites e CeramicaSpeed.

*No Brasil, os amantes do esporte poderão assistir ao evento a partir das 13h15 (horário de Brasília), pelo link https://www.redbull.tv/live/AP-1T4FGYQ7D1W11/ironman.


 

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados