REVISTA BICICLETA - Novas rotas de ciclovias estão sendo planejadas no Rio
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 78

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Novas rotas de ciclovias estão sendo planejadas no Rio

Prefeitura do Rio estuda o aumento das ciclofaixas no centro. E ampliação de ciclovias em Sepetiba e no Recreio, totalizando mais 6,7 km

Por Mobilize
2.559 visualizações

Novas rotas de ciclovias estão sendo planejadas no Rio
Prefeitura do RJ promete mais ciclovias ainda neste ano
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em todas as zonas da cidade do Rio de Janeiro já são 450 km de ciclovias e ciclofaixas. Mas a expansão da infraestrutura para bicicletas no Rio não deve parar por aí, anuncia a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma). Segundo reportagem do jornal O Dia, a Prefeitura promete implantar, ainda este ano, mais 3,2 km de ciclovias em Sepetiba, além de ampliar em 3,5 km a do Recreio e aumentar as ciclofaixas no Centro. Já o Plano Diretor Cicloviário, que identificará a demanda por novas rotas, está em fase de elaboração, previsto para ser concluído em até um ano. 

A proposta vai ao encontro das demandas dos ciclistas da cidade. O casal Andrei Francalacci e Alessandra Menza, moradores de Laranjeiras e ciclistas habituais, comentam: "Tem que ter mais conversa com quem usa bicicleta. Por exemplo, às vezes estamos na ciclovia e ela acaba de repente. Elas precisam ser interligadas. E sinto falta de um mapeamento das ciclovias para ajudar no planejamento", defendeu Andrei.

Outra preocupação do casal é a segurança ao pedalar. "Antigamente minha esposa insistia que eu fosse trabalhar de bicicleta, hoje insiste que eu não vá", disse Andrei. "Eu gostaria de ter uma bike mais leve, que seria mais cara, mas por medo de assaltos não tenho coragem, fico com um modelo básico. Tenho até amigos que pintam a bicicleta de laranja, para fingir que é a bicicleta alugada do Bike Rio", lamentou Alessandra.

Além da violência urbana, eles também relatam problemas com a segurança no trânsito, como a invasão das ciclofaixas por motociclistas e motoristas. Essa é uma infração recorrente, segundo a Guarda Municipal (GM): "Em 2016 aplicamos 820 multas por estacionamento irregular nestes locais. Em 2017 já foram aplicadas mais de 460 multas por essa irregularidade", informou a área técnica da GM, em nota.

Bike Rio terá novidades
Os usuários das bicicletas de aluguel do Bike Rio, as famosas 'laranjinhas', também podem esperar por uma luz no fim do túnel. Há meses enfrentando problemas, como o péssimo estado de conservação das magrelas e a falta de bikes nas estações, o autônomo Lucas Assunção disse estar torcendo por melhorias, que devem chegar com a renovação da concessão, assinada pelo prefeito no último dia 27.

Com a renovação, a Prefeitura do Rio receberá R$ 17,5 milhões à vista. O número de 2.600 bicicletas em 260 estações deverá ser mantido, mas com a estrutura renovada.

Segundo a Tembici, empresa que faz, desde maio, a gestão da concessão patrocinada pelo Banco Itaú, as reformas estão a caminho. A empresa promete bicicletas com design mais leve e ergonômico, cestos adaptáveis, pneus com aros reflexivos e tecnologia antifurto, além de marchas para três velocidades, freios mais seguros e outras atualizações.

Além disso, as estações ganharão baterias extras abastecidas por painéis solares e quiosques com interface para realizar o pagamento digital.

O aplicativo também deve melhorar e vai contar com recursos de planejamento no passeio. Também estão previstas facilidades nos meios de pagamento do aluguel, integração com o GPS do dispositivo para registrar as viagens e encontrar estações próximas, e a possibilidade de ver as vagas de cada estação para evitar surpresas desagradáveis ao tentar alugar ou devolver uma bicicleta.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados