REVISTA BICICLETA - Prefeitura de SP apaga ciclovias e pinta duas linhas nas cores branca e vermelha
MPRO
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 85

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Prefeitura de SP apaga ciclovias e pinta duas linhas nas cores branca e vermelha

Ciclistas temem que motoristas não enxerguem faixa exclusiva. Secretário diz que vermelho não é mais necessário e redução da pintura pode diminuir o custo da ciclovia.

Por G1
4.365 visualizações

Prefeitura de SP apaga ciclovias e pinta duas linhas nas cores branca e vermelha
Novas faixas em ciclovia da Zona Norte
Foto: Reprodução/TV Globo

Prefeitura de São Paulo está apagando as ciclovias da cidade e as substituindo por duas linhas estreitas nas cores vermelha e branca. A medida acontece em meio à discussão sobre aumento de 48% das mortes de ciclistas no trânsito em 2017.

Os ciclistas estão preocupados com a mudança porque temem que os motoristas não enxerguem a faixa exclusiva.

Uma das ciclovias que já ganhou a nova pintura é na Engenheiro Caetano Alvares, na Zona Norte.

“A principal diferença está na cor da ciclovia, com a sinalização antiga ela era toda vermelha e agora está da cor do asfalto. A única indicação pro motorista que esse aqui é um espaço segregado pros ciclistas é essa tirinha vermelha do lado de uma tira branca e ambas e estão separadas por essas tartarugas amarelas”, disse o ciclista Odir Zuge.

Outra ciclovia que já ganhou nova sinalização é na Rua Líbero Badaró. O secretário municipal de mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que o novo padrão foi discutido e aprovado por cicloativistas.

“ A pintura toda de vermelho não é necessária, talvez tenha sido necessária no começo, na implantação, agora que a rede já está consolidada a gente pode diminuir o custo da ciclovia pra ampliar o número de ciclovias na cidade, mas aumentando a qualidade da segregação que é o que interessa”, disse.

A maioria das 37 mortes do ano passado ocorreu em vias municipais, entre 6h e 12h.

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informou que "as ciclovias que receberão o novo padrão de sinalização ganharão novos elementos de segurança, como tachões e linhas de segregação, que dificultam a invasão dos carros, trazendo maior segurança aos ciclistas. Além disso, nos cruzamentos, ou junto a travessia de pedestres, será mantido a pintura com fundo vermelho".

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados