REVISTA BICICLETA - Segurança no pedal: guia de itens indispensáveis para qualquer ciclista
Divulgue sua marca aqui!
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 83

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Segurança no pedal: guia de itens indispensáveis para qualquer ciclista

Com os equipamentos certos para a pedalada, é possível se proteger e ainda fazer alguns reparos emergenciais

Por Seppia Geração de Conteúdo
5.325 visualizações

Segurança no pedal: guia de itens indispensáveis para qualquer ciclista
Foto: © Richard Walch / Specialized;

Todo ciclista responsável sabe que uma coisa é imprescindível durante o pedal, seja na cidade ou em outro terreno: segurança. Com cada vez mais ciclistas nas ruas, seja indo ao trabalho ou pedalando por lazer, é preciso pensar em como pedalar de forma segura para curtir o momento sem preocupações.

Por isso, além de entender dos códigos de trânsito e não pedalar na contramão, é necessário investir em alguns itens que são indispensáveis durante a sua pedalada. Capacete, luvas e farol, por exemplo, são alguns que não podem faltar quando sair com sua bicicleta

E foi pensando nisso que a ISAPA montou uma seleção de produtos que farão a diferença no quesito segurança. Veja:

Proteção e segurança

Primordial para qualquer saída com a bicicleta, o capacete pode salvar, literalmente, a vida do ciclista. Diminui o impacto de possíveis quedas, protegendo sua cabeça. E, embora não seja obrigatório no Brasil, é mais do que recomendado!

O Capacete Bell Draft, portanto, é uma opção bem versátil, para quem deseja se proteger na estrada, na cidade ou nas trilhas, com muito estilo. Compacto e com design atraente, possui 25 entradas de ventilação e é o modelo de entrada da Bell. Produzido em molde de policarbonato e muito resistente, promove conforto e qualidade para você pedalar tranquilamente.

Para ver e ser visto

Lição número 1 do pedal: iluminação é fundamental para o seu pedal, seja para você enxergar melhor e também para que outros ciclistas, pedestres e, principalmente, motoristas possam ver você, principalmente durante a noite. É justamente por isso que o Kit Iluminação Blackburn Farol Pisca Local 50/10 é uma ótima dica para você investir.

Com 50 lumens de potência no led dianteiro e 10 no traseiro, ele chega a iluminar até 15 metros à frente, podendo durar até 122 horas com a luz piscando.

Outra vantagem é que este kit é resistente à água: ou seja, você pode pedalar até mesmo durante a chuva. Além disso, suporta quedas de até 1 metro.

Liberdade e tranquilidade 

Quem pedala na cidade fica sempre com uma pulga atrás da orelha quando vai a certos lugares. Infelizmente no Brasil não são todos os lugares que contam com bicicletários ou com uma estrutura apropriada para receber a bicicleta – embora isso esteja mudando aos poucos.

Por este motivo, contar com um cadeado resistente e de fácil manuseio é importantíssimo para o ciclista! Não abra mão desta tranquilidade e da liberdade que ele pode oferecer.

Uma dica é o Cadeado Neon U-lock Azul, da Onguard. Desenvolvido para trazer toda segurança para o ciclista enquanto a bike está estacionada, ele pesa menos de 1kg e oferece máxima segurança para você e sua bicicleta irem aonde quiserem. E ainda é revestido em aço maciço.

Luvas

Outro item que, se você ainda não tem, precisa começar a pensar seriamente é um bom par de luvas. Importantíssimas durante o pedal, as luvas de ciclismo ajudam a proteger as mãos em caso de queda e, ao mesmo tempo, contribuem para o aumento de performance, assim como oferecem conforto e aderência ao guidão na pilotagem.

E foi pensando nisso que a Luva Giro Dnd chegou ao mercado. Para quem deseja uma luva simples e resistente aos impactos das trilhas e saltos, ela é ideal, com ótima flexibilidade graças ao tecido Super Fit.

Vale lembrar que luva é igual tênis: possui diferentes tamanhos. Por isso, é essencial encontrar uma luva que seja do tamanho certo, de acordo com a sua mão.

Bomba de mão

Outro item que não pode faltar no seu kit pedal é a bomba de mão, já que é leve e pode ser carregada por qualquer lugar, ajudando o ciclista na hora da necessidade, para calibrar os pneus.

Uma dica é a Bomba Blackburn Mammoth, com exclusiva tecnologia de bico inteligente AnyValve, que detecta automaticamente o tipo de válvula conectada - Presta, Schrader ou Dunlop.

Com ótima performance, principalmente para pneus de MTB, mas, também para bikes de lazer e urbanas, possui preço bem competitivo, trava e tampa anti-sujeira, corpo de alumínio e alça de empunhadura ergonômica.

Kit remendo

Mesmo com uma boa bomba de mão, às vezes, durante o pedal pode acontecer alguns contratempos, como pequenos furos na câmara. Quem nunca passou por uma situação como esta e precisou empurrar a bicicleta? Isso pede uma outra solução para continuar a curtir o passeio: um kit remendo.

Sinônimo mundial de qualidade e eficiência e líder mundial em produtos para manutenção de bicicletas, a Park Tool possui o kit de reparo Super Patch GP-2, que conta com 6 adesivos autocolantes, além de uma lixa, que foi desenvolvido junto à 3M® para aguentar o uso exigente das bikes.

Com aplicação fácil e prática, é perfeito para situações de emergência. Basta lixar a área em torno do furo que será remendado, limpar o resíduo com um leve sopro, aplicar o adesivo e pressioná-lo por, ao menos, um minuto e pronto.

Canivete multifunção

Se você precisa realizar outros tipos de reparos, como ajustes de freio e correntes, por exemplo, você precisa de um canivete multifuncional. E o Canivete Bike Park Tool 15 Funções IB-3 é uma ferramenta completa que combina a premiada tecnologia I-Beam com uma gama completa de ferramentas de emergência.

Prático, leve e com alta durabilidade – além de ótimo custo x benefício -, ele possui as principais e mais importantes chaves para ajustes rápidos e consertos emergenciais.

Paralamas dianteiro e traseiro

Engana-se quem pensa que os paralamas prejudicam o desempenho durante o pedal. Importante para proteger o ciclista e a própria bicicleta da sujeira, lama, terra e água, eles contribuem para que a lubrificação da corrente dure mais.

Por isso, uma boa escolha para você é o Paralama Absolute Quick Release QR. Nas versões traseira e dianteira, é feito em termoplástico flexível PP, com instalação e remoção bem fáceis, além de leves.

Tendo essas dicas em mente, agora é só aproveitar bem o pedal! 

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados