REVISTA BICICLETA - Sistema de setas para bicicletas é desenvolvido por estudantes de Guararapes
MPRO
Lube Cera Premium

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 83

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Sistema de setas para bicicletas é desenvolvido por estudantes de Guararapes

Projeto de adolescentes de 12 anos conquistou prêmio revelação em feira de ciências e tem objetivo de evitar acidentes de trânsito na cidade.

Por G1
4.703 visualizações

Sistema de setas para bicicletas é desenvolvido por estudantes de Guararapes
Sistema de setas para bicicletas foi criado por alunos de Guararapes (SP)
Foto: © Reprodução/TV TEM

Estudantes de Guararapes (SP) desenvolveram um sistema eletrônico de setas para bicicletas, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito na cidade.

A ideia dos adolescentes Bruno e Wlisses, de 12 anos, surgiu a partir de uma pesquisa com 60 alunos da Escola Estadual João Arruda Brasil, que apontou acidente de trânsito com mais da metade dos entrevistados.

"A gente ficou se perguntando o motivo de tantas pessoas sofrerem acidentes com bicicletas e logo pensamos que foi por causa da sinalização porque muitas vezes os motoristas não prestavam atenção para onde os ciclistas iriam", explica Bruno Henrique Muniz, de 12 anos.

O projeto foi criado a partir de uma placa utilizada no setor de robótica, chamada arduíno. A placa programada emite um sinal para o protótipo, que tem luzes de led e fazem a função das setas.

Uma luz vermelha acende o tempo todo como um aleta. Os estudantes emendaram fios no guidão da bicicleta e inseriram botões para acionar a seta para a esquerda e direita.

O projeto dos adolescentes conquistou o prêmio revelação na Feira de Ciências das Escolas Estaduais, realizada em São Paulo e, agora, a intenção é incentivar osciclistas a usarem as setas e evitar acidentes.

"Se começarmos com educação dos jovens de nossa escola, com certeza eles vão conscientizar os pais que usam a bicicleta no dia a dia, já que a bicicleta é comum em nossa cidade", afirma a coordenadora da escola, Isavel Cristina Risato dos Santos.

Assista a reportagem completa no no vídeo abaixo

 

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados