REVISTA BICICLETA - Startup sobralense cria capacete inteligente para uso de ciclistas
MPRO
Sapatilha Berm

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 87

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Startup sobralense cria capacete inteligente para uso de ciclistas

Gean Rodrigues criou capacete com sinalização de setas e luzes em led na frente e na parte de trás

2.067 visualizações

Startup sobralense cria capacete inteligente para uso de ciclistas
Na foto (da esquerda para direita) a equipe da Smart Capacete: João Valdemir do Nascimento, João Carlos Figueredo Tomaz e Gean Viana Rodrigues.
Foto: © Prefeitura de Sobral

A Startup Smart Capacete, criada pelo analista de sistemas Gean Viana Rodrigues, 38, foi a única empresa cearense a participar este ano, no Rio de Janeiro, da Maker Faire, a maior feira internacional de invenções e entretenimento do mundo.

A primeira edição na América Latina, realizada nos dias 3 e 4 deste mês, recebeu projetos originais e inovadores das mais diversas áreas, como arte, tecnologia, robótica, realidade virtual e inteligência artificial, no qual o projeto sobralense ficou entre os oito destaques, conseguindo espaço em publicações internacionais especializadas.

De olho no mercado de ciclismo, que vem crescendo em todo o País, a Smart Capacete desenvolveu um capacete que auxilia os ciclistas em seus trajetos, com mais conforto e segurança.

Na prática

O Capacete Inteligente, com sinalização de led, possui setas para a direita, esquerda, luzes na frente e na parte de trás. Quando acionado, o equipamento, construído por meio da plataforma arduíno, liga uma luz vermelha, na parte de trás, em forma de triangulo, que passa a piscar, intermitentemente, para sinalizar a presença do ciclista na via.

Na frente do capacete, há um conjunto de leds brancos, na posição horizontal, em forma de barra, que piscam para sinalizar a presença do ciclista. O capacete conta também com duas setas: uma direita e uma esquerda, na cor amarela para sinalizar as conversões. De forma inteligente, o equipamento reconhece o movimento das mãos e aciona as setas indicando a conversão. Outro item é a conexão com smartphones, por meio de bluetooth, para ouvir música sem a necessidade de fones ligados por fios.

Apoio

O protótipo vem sendo testado por grupos de ciclistas na cidade. De acordo com o Gean Rodrigues, "o equipamento ainda está sendo aprimorado. Ainda estamos estudando para torná-lo resistente a água, e devemos escolher a bateria ideal para seu carregamento, por exemplo.

O que o difere de modelos americanos, é quanto o controle das setas feito no guidão da bicicleta, nos tipos importados, e não no próprio capacete, além da falta de bluetooth para ouvir música", explica, sobre o projeto, desenvolvido com auxílio da incubadora Corredores Digitais, iniciativa do Governo do Estado, que visa disseminar e incentivar o empreendedorismo e inovação no Ceará.

Em Sobral, o projeto é realizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece) em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). Desde a sua concepção, em 2010, mais de 100 jovens participantes e 15 empreendimentos digitais foram formados nesse período na cidade. "Com esse apoio, eu tenho conseguido, não apenas desenvolver minhas ideias, mas ter acesso aos encontros e feiras pelo País, que são verdadeiras vitrines para ideias inovadoras", reforça Gean.

Apoie o projeto no site https://www.catarse.me/smart_capacete_260d

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados