REVISTA BICICLETA - Uma doença que impedia as mulheres de pedalar
Baixe Gratuitamente a Edição Digital de Maio - Junho 2017 da Revista Bicicleta!
Pneus Kenda

O Portal
da Bicicleta

SHIMANO
Revista Bicicleta - Edição 77

Leia

Revista
Bicicleta



Notícias

Uma doença que impedia as mulheres de pedalar

Revista Bicicleta por Anderson Ricardo Schörner
3.886 visualizações

Uma doença que impedia as mulheres de pedalar
Foto: Arquivo Histórico

A bicicleta foi um dos símbolos da independência feminina. No final do século XIX, a bicicleta se difundia como meio de transporte e lazer e as mulheres, aos poucos, conquistavam sua emancipação sobre duas rodas.

Misteriosamente, porém, uma doença relacionada ao pedalar surgiu e passou a assustar as senhoritas ciclistas. Médicos da época afirmavam que a posição e o esforço necessário para andar de bicicleta causavam uma expressão de fadiga e exaustão, que ficou conhecida como o “rosto de bicicleta”, especialmente relacionada ao público feminino. Ainda sob um pensamento machista dominante, pressionados pelos maridos e pais, os especialistas incentivavam as mulheres a não pedalar, para que não ficassem com os lábios deformados, olheiras, expressão de cansaço, mandíbula rígida e olhos esbugalhados.

Alguns diziam que esses sintomas eram permanentes; outros afirmavam que diminuíam se a pessoa passasse um longo tempo sem pedalar.  Periódicos médicos da época, como o National Review, publicaram artigos de médicos como o britânico A. Shadwell, que advertiu, em 1897: “o ciclismo como uma mania de moda tem sido experimentado por pessoas que não se adequam a exercê-lo”. Essa “doença” provavelmente perdurou por muitos anos e deve ter deixado muitas mulheres receosas, mas felizmente elas perceberam que a bicicleta era, ao contrário do que os médicos afirmavam, um remédio para a saúde e um instrumento de liberdade que marcaria para sempre a igualdade entre os gêneros.

Curtiu esse post?

Quer receber mais conteúdo sobre bicicleta e ciclismo em sua casa? Então clique aqui conheça nossas ofertas de assinatura.

Comentários Facebook
Comentários
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Para postar seu comentário faça seu login abaixo.

E-mail
Senha

 

Cadastre-se Aqui | Esqueceu a senha?

Edições On-lineCadastre-se Esqueceu a senha?
E-mail
Senha
Revista Bicicleta 2012 © Todos os Direitos Reservados