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Utilização de bicicleta aumenta em SP após viaduto ceder e provocar interdições no trânsito

Medidor na Avenida Faria Lima registrou recorde nas últimas semanas. Prefeitura acertou com empresas de compartilhamento de modal a ampliação do serviço na cidade.

Por G1/SP2
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Utilização de bicicleta aumenta em SP após viaduto ceder e provocar interdições no trânsito
Empresas vão oferecer mais 1.500 bicicletas
Foto: © Reprodução/SP2

O uso de bicicleta como meio de transporte aumentou em São Paulo após a queda do viaduto da Marginal Pinheiros, na Zona Oeste, provocar interdições no trânsito da cidade.

A Prefeitura acertou a ampliação do serviço de compartilhamento de bikes com as empresas responsáveis. A área de atuação vai passar de 40 quilômetros quadrados para 100.

Alexandre Modonezi, secretário adjunto das Subprefeituras, acredita que a medida incentiva a mudança de hábito e contribui para a mobilidade.

“Atender o cidadão que hoje pode usar esse ramal, adotá-lo, usar o transporte coletivo e usar o último modal dele ou o primeiro modal dele de bicicleta.”

As empresas de compartilhamento e aluguel de bicicletas sentiram a elevação da procura e afirmam que aumentaram a quantidade disponível para os consumidores: foram colocadas nas ruas mais 1500 unidades.

A média diária de viagens registradas pelo contador de bicicletas da Faria Lima, localizado na altura da estação do Metrô, era de 4.655 antes do incidente. O número chegou a 8.054 depois que as pessoas sentiram o reflexo das interdições provocadas pelas obras de recuperação da estrutura.

Na Zona Sul, a procura pelo modal é mais concentrada na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini. A assistente de produção Maria Inês Laterza mudou a estratégia por causa do tempo nos engarrafamentos.

“No trânsito, a gente não sabe se vai esperar 15 minutos ou uma hora, então é melhor já pegar a bicicleta e ir embora, né?", afirma.

Fluxo de bicicleta antes do acidente do viadulto

Fluxo de bicicleta depois do acidene do viadulto 

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